Bienal do Livro 2024Cultura

Espaço Infantil atrai adultos e crianças na Bienal do Livro Bahia 2024

O Espaço Infantil tem sido um ponto de destaque na Bienal do Livro Bahia 2024, sediada no Centro de Convenções de Salvador, na orla da Boca do Rio. Desde a abertura, na última sexta-feira (26), tem proporcionado diversas atrações para as famílias que frequentam o evento, oferecendo uma variedade de atividades que vão desde contação de histórias até teatro, música e mágica.

Nesta terça-feira (30), penúltimo dia do evento, os visitantes foram agraciados com a apresentação do Palhaço Tiziu, que encantou o público com brincadeiras e histórias animadas inspiradas no livro “As Aventuras e Travessuras no 2 de Julho”. A atração faz parte do projeto Caminhos da Leitura, da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

O ator João Lima, intérprete do Palhaço Tiziu, enfatizou o aspecto coletivo e lúdico dos livros em contraste com a solidão digital proporcionada pelos dispositivos eletrônicos. “Esta é a segunda vez que participo da Bienal do Livro neste espaço infantil. Considero isso importante porque proporcionamos às crianças a compreensão de que o universo dos livros também é divertido. Ao contrário do celular, que é uma atividade solitária entre uma pessoa e seu dispositivo, aqui promovemos a interação coletiva. Acredito que isso seja fundamental – introduzir esse mundo mais tradicional às crianças, para que percebam sua maravilha equiparável ao mundo virtual”, declarou.

Entre os espectadores da apresentação do Palhaço Tiziu, estava a gestora educacional Rosineide da Silva Brandão, que ressaltou a importância de trazer os jovens alunos para vivenciar o mundo da literatura. “Achei a dinâmica bastante criativa e envolvente, cativando as crianças de forma significativa. Nós, adultos, também nos divertimos bastante. Foi uma experiência muito positiva. Trazer nossos alunos para explorar esse universo da literatura é crucial. Precisamos formar leitores para o futuro”, opinou.

Outra participante da atração infantil, a pequena aluna Sandriele Silva dos Santos, de seis anos, não escondeu a alegria com a performance. “Achei muito engraçada”, contou a estudante.

Encerramento – Para o último dia da Bienal do Livro Bahia, nesta quarta-feira (1º), a FGM apresentará no espaço infantil o projeto Biblioterapia. Esta abordagem terapêutica utiliza a leitura de forma intencional e orientada para promover o crescimento pessoal e o bem-estar emocional, oferecendo uma conclusão significativa para este evento literário tão inspirador.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

Festival da Cerâmica de Maragogipinho terá shows de Lenine, Jau, Roberto Mendes, Sued Nunes e Cortejo Afro

Fulvio Bahia

Parada do Orgulho LGBT+ terá serviço de combate ao racismo e à intolerância religiosa

Fulvio Bahia

Na Flor da Idade: Projeto Arvorar Jovem promove experiência inédita nas férias do meio do ano

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais