ArteCulturaEntretenimentoExposiçãoFeiraLazerLiteraturaSalvador

Espaço infantil da Bienal do Livro Bahia 2024 terá cenografia interativa e diversas atividades artísticas

As editoras Letra A, Ciranda, Pé de Vento e Adoleta, com obras voltadas para o público infanto-juvenil, confirmaram presença no evento

Com o propósito de estimular a imaginação, a criatividade e o encantamento das crianças que visitarão a Bienal do Livro Bahia, o espaço infantil da edição 2024 do evento foi batizado de Janelas Encantadas e funcionará de 26 de abril a 1º de maio, no Centro de Convenções Salvador. A área terá uma cenografia interativa e cuidadosamente pensada para este público, de modo que ele possa exercer a infância com plenitude: lendo, desenhando, criando, interagindo com as atrações artísticas e compartilhando os seus saberes com outras crianças. Tudo isso com foco no protagonismo do livro.

Por sua vez, a programação artística ampliará o conceito do livro para o campo das multilinguagens, fazendo uso de contação de histórias, parlendas e apresentação de autores e autoras, além de atividades como teatro, música e mágica. Serão muitos encontros, conversas, trocas e concretização de sonhos. As editoras Letra A, Ciranda, Pé de Vento e Adoleta, por exemplo, que produzem obras voltadas para o público infantojuvenil e terão estandes de exposição na Bienal, já confirmaram presença no Espaço Infantil Janelas Encantadas.

Tanto a cenografia interativa quanto a programação artística foram pensadas com base na diversidade e nas especificidades locais, dada a importância de as crianças conseguirem se reconhecer nas histórias, nas atividades e nos elementos que compõem o espaço. “É muito importante que elas se vejam representadas e que se sintam pertencentes ao espaço, envolvidas, afetadas e acolhidas”, afirma Mira Silva, curadora do Espaço Infantil Janelas Encantadas. O objetivo, assim, é que cada criança tenha, na Bienal, uma experiência que a deixe ainda mais encantada pelos livros, suas narrativas e seus autores e autoras. “Será um verdadeiro mergulho nas janelas encantadas do conhecimento e das brincadeiras”, complementa Mira.

Para Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, divisão da multinacional francesa GL events e organizadora da Bienal do Livro Bahia, a principal missão dessa área dedicada ao público infantil é conseguir encorajar e estimular o hábito da leitura desde muito cedo. “Todas essas atividades lúdicas que estamos propondo fazem com que a imersão das crianças no mundo dos livros aconteça de maneira natural, criando nelas o gosto pela literatura e de uma forma que possibilitará a perpetuação desse gosto na vida adulta”, pondera ela. A ideia do Espaço Infantil Janelas Encantadas, afinal, é contribuir para o desenvolvimento das múltiplas percepções do mundo em que vivemos e da sua consequente pluralidade refletida nos livros.

Sobre a curadora

Jornalista, diretora audiovisual, roteirista, produtora cultural e curadora de festas literárias, Mira Silva atualmente dirige o Programa Encontro com Patrícia Poeta, da Rede Globo. Ela atua como curadora e mediadora de festas literárias, foi curadora do espaço infantil da Bienal do Livro Bahia em 2022 e, durante dez anos, a responsável pela curadoria da Fliquinha, parte infantil da Festa Literária Internacional de Cachoeira.

Fonte: Via Press
Foto: Filmart Média

Related posts

Prefeitura retoma programação do Natal no Centro Histórico e bairros nesta sexta-feira (22) 

Fulvio Bahia

Salvador: Feira de Variedades retorna ao Largo da Mariquita nesta sexta, 23

Fulvio Bahia

Espetáculo baiano faz temporada na Europa

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais