Por Fulvio Bahia
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Caderno Baiano trouxe para vocês algumas personalidades que fazem a diferença no cenário baiano.
Natural de Caetité/BA, Ivana Bastos tem uma trajetória política há mais de 30 anos em defesa das causas femininas e do desenvolvimento dos municípios baianos. Atua na Assembleia Legislativa pelo 4º mandato consecutivo.
É Líder do PSD na ALBA, Presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) pela terceira vez, foi Secretária-geral da Unale, 2ª vice-presidente da ALBA, Vice-presidente da Unale e Coordenadora do PSD Mulher na Bahia.
Confira abaixo a entrevista da Deputada Estadual para a Redação Caderno Baiano.
Para a mulher, representante do povo, qual a importância do 08 de março?
O Dia Internacional da Mulher ressalta a luta por mais espaço, oportunidades, direitos e justiça social. É um momento simbólico que traz à tona a importância de continuar lutando para dirimir as desigualdades, em especial para ampliar o debate e ações de combate à violência contra as mulheres.
Ainda convivemos com a desigualdade, com a violência física e psicológica, com assédio, ataques, o preconceito e a falta de oportunidades para as mulheres, e o 8 de março simboliza a nossa história de luta e superações.
Para além de ressaltar as conquistas, é uma data para lembrar que a luta por equidade de gênero e a necessidade de focar em políticas públicas que versem sobre as causas femininas devem seguir firme e forte.
Como mulher, qual foi o grande desafio para a sua vida pessoal?
Conciliar as muitas competências desempenhadas de mãe, filha, esposa, mulher e parlamentar. Ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa é uma tarefa desafiadora em si, pois requer muita dedicação e responsabilidade para honrar as pessoas que confiaram no seu trabalho com responsabilidade, empenho e resultados.
E administrar todas essas funções não é nada fácil. Diariamente buscamos encontrar um equilíbrio entre todas as atribuições e ter bons resultados. Por outro lado, acredito que temos um diferencial que soma e ajuda nesta questão: a sensibilidade, é nato da mulher o aspecto que permite administrar as múltiplas funções e entender melhor as necessidades e desafios.
Existe uma fórmula para a mulher vencer na vida?
Ser persistente. Acreditar em você, na sua capacidade. Nunca desistir dos seus sonhos. Vivemos em uma sociedade que impera o machismo, e diariamente temos que trabalhar duro para provar nossas habilidades e conquistar espaço. E, neste contexto, acredito que precisamos ser persistentes para superar os obstáculos e alcançar nossos objetivos.
Que mensagem gostaria de deixar para mulheres e homens neste dia de celebração?
Para os homens, um pedido de respeito e fortalecimento da luta feminina. Que sejam parceiros em nossas causas para vencermos as barreiras, os preconceitos e alcançar espaços, porque somos todos iguais e capazes, independentemente de gênero.
Para nós mulheres, fica a mensagem de que a luta segue firme e forte. De que juntas somos e podemos muito mais. Que possamos nos inspirar nos bons exemplos de mulheres que, através da luta, força e persistência, alcançaram vôos altos e conquistaram seus sonhos e objetivos.
Foto: ASCOM Dep. Est. Ivana Bastos