ExclusivasHomenagemMulher

Especial Dia da Mulher | Exclusiva com Ivana Bastos

Por Fulvio Bahia

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Caderno Baiano trouxe para vocês algumas personalidades que fazem a diferença no cenário baiano.

Natural de Caetité/BA, Ivana Bastos tem uma trajetória política há mais de 30 anos em defesa das causas femininas e do desenvolvimento dos municípios baianos. Atua na Assembleia Legislativa pelo 4º mandato consecutivo.

É Líder do PSD na ALBA, Presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) pela terceira vez, foi Secretária-geral da Unale, 2ª vice-presidente da ALBA, Vice-presidente da Unale e Coordenadora do PSD Mulher na Bahia.

Confira abaixo a entrevista da Deputada Estadual para a Redação Caderno Baiano.

Para a mulher, representante do povo, qual a importância do 08 de março?

O Dia Internacional da Mulher ressalta a luta por mais espaço, oportunidades, direitos e justiça social. É um momento simbólico que traz à tona a importância de continuar lutando para dirimir as desigualdades, em especial para ampliar o debate e ações de combate à violência contra as mulheres.

Ainda convivemos com a desigualdade, com a violência física e psicológica, com assédio, ataques, o preconceito e a falta de oportunidades para as mulheres, e o 8 de março simboliza a nossa história de luta e superações.

Para além de ressaltar as conquistas, é uma data para lembrar que a luta por equidade de gênero e a necessidade de focar em políticas públicas que versem sobre as causas femininas devem seguir firme e forte.

Como mulher, qual foi o grande desafio para a sua vida pessoal?

Conciliar as muitas competências desempenhadas de mãe, filha, esposa, mulher e parlamentar. Ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa é uma tarefa desafiadora em si, pois requer muita dedicação e responsabilidade para honrar as pessoas que confiaram no seu trabalho com responsabilidade, empenho e resultados.

E administrar todas essas funções não é nada fácil. Diariamente buscamos encontrar um equilíbrio entre todas as atribuições e ter bons resultados. Por outro lado, acredito que temos um diferencial que soma e ajuda nesta questão: a sensibilidade, é nato da mulher o aspecto que permite administrar as múltiplas funções e entender melhor as necessidades e desafios.

Existe uma fórmula para a mulher vencer na vida?

Ser persistente. Acreditar em você, na sua capacidade. Nunca desistir dos seus sonhos. Vivemos em uma sociedade que impera o machismo, e diariamente temos que trabalhar duro para provar nossas habilidades e conquistar espaço. E, neste contexto, acredito que precisamos ser persistentes para superar os obstáculos e alcançar nossos objetivos.

Que mensagem gostaria de deixar para mulheres e homens neste dia de celebração?

Para os homens, um pedido de respeito e fortalecimento da luta feminina. Que sejam parceiros em nossas causas para vencermos as barreiras, os preconceitos e alcançar espaços, porque somos todos iguais e capazes, independentemente de gênero.

Para nós mulheres, fica a mensagem de que a luta segue firme e forte. De que juntas somos e podemos muito mais. Que possamos nos inspirar nos bons exemplos de mulheres que, através da luta, força e persistência, alcançaram vôos altos e conquistaram seus sonhos e objetivos.

Foto: ASCOM Dep. Est. Ivana Bastos

Related posts

Protagonismo feminino marca retorno do Oxe é Jazz em julho

Fulvio Bahia

Feminícida é preso pelo DHPP em Águas Claras, na capital baiana

Fulvio Bahia

Copa do Mundo: Colômbia vence para chegar às quartas pela primeira vez na história

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais