CulturaHomenagemMúsica

Espetáculo celebra a Bahia e amizade entre Dorival Caymmi e Jorge Amado 

Um projeto comandado por quatro mulheres vai celebrar a amizade entre Jorge Amado e Dorival Caymmi. Com o nome de Amado Caymmi, o show em homenagem aos dois artistas acontece na noite desta terça-feira (4), a partir das 19h, na Praça do Campo Grande. O espetáculo contará com as vozes de Alice Caymmi, neta de Dorival, Márcia Short, Elaine Fernandes e Wil Carvalho, e direção de Adail Scarpelini. A apresentação faz parte das celebrações ao Bicentenário da Independência da Bahia, promovidas em Salvador pela Prefeitura. 

Para a cantora Wil Carvalho, o show celebra dois ícones e na essência homenageia a Bahia neste momento de comemoração do Dois de Julho. “São quatro mulheres maravilhosas, as músicas foram escolhidas à dedo, nosso maestro fez arranjos lindíssimos e a sonoridade está belíssima. Qualquer projeto, qualquer evento que seja para enaltecer a Bahia, é um privilégio. Estou muito feliz em fazer parte disso, porque vamos cantar canções maravilhosas, passeando por um repertório que quando se ouve, você entende e enxerga Caymmi e Amado”. 

No repertório, não vão faltar canções como “Milagres do Povo”, “Vatapá”, “São Salvador”, “Saudade da Bahia” e “Rosa Morena”, entre outras. Segundo George Vladimir, coordenador geral dos festejos do Dois de Julho, os imaginários de Jorge Amado e de Caymmi são majoritariamente formados pela figura feminina, seja do cancioneiro de Caymmi como do romanceiro de Jorge Amado.  

“Então, celebrar os dois é celebrar a mulher baiana. A mulher negra, cabocla, mestiça, que é justamente o grande foco da nossa celebração deste ano. Mulheres como Gabriela, Tereza Batista, Rosa de Oxalá, que representam as mulheres do povo, potentes, revolucionárias e guerreiras, que através do universo de Jorge constroem a nossa identidade. Então o show vai ser composto essencialmente por canções que celebram a mulher na obra de Jorge e a cultura negra, afrodiaspórica, o candomblé e a nossa matriz africana”. 

Demais atividades – Na quarta-feira (5), o Teatro Gregório de Mattos (TGM) recebe, a partir das 13h, a IV Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador – 200 Anos de Independência. Mais tarde, a partir das 18h, acontece a tradicional Volta da Cabocla, com o retorno dos carros dos caboclos do Campo Grande para o Pavilhão da Lapinha, com a participação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô. Às 19h, a banda Ifá e convidados das Nações Congo Angola se apresentam no Palco Lapinha.  

Ainda na esteira da celebração do bicentenário da maior festa cívica da Bahia acontece a Festa de Labatut, no final de linha de Pirajá, de 6 a 7 de julho. Ainda na quinta-feira (6), no mesmo local, ocorre a Cruzada Evangélica, a partir das 18h. Já entre os dias 7 e 9, a partir das 19h, o bairro recebe apresentações artísticas e eventos musicais.   

Está prevista para o dia 25 a entrega do Monumento em Homenagem a Maria Felipa, na Praça Visconde de Cairu, no Comércio, e também o Memorial da Independência, na Lapinha, em data a ser divulgada em breve.  

Fonte: SECOM PMS
Foto: Moises Padilha

Related posts

Casa do Benin participa da programação da Flipelô+ 

Fulvio Bahia

Chico Buarque apresenta show “Que tal um samba?” em Salvador

Fulvio Bahia

Estação Imbuí recebe exposição com obras produzidas a partir do lixo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais