ArteCriançaCulturaEntretenimentoLazerMúsicaTeatro

Espetáculo teatral “Bita e a Imaginação que Sumiu” chega em turnê a Salvador

Assistido por mais de 14 bilhões de pessoas no Youtube, Mundo Bita retoma montagem de adaptação teatral original e faz turnê com o “Projeto Diversão em Cena”, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com patrocínio da Fundação ArcelorMittal.

Chega a Salvador em turnê nacional e entra em cartaz nos dias 17 e 18 de junho, no Teatro Módulo, na Pituba, a montagem teatral do musical “Bita e a Imaginação que Sumiu”. O espetáculo nasceu a partir das histórias contadas em um dos maiores canais do YouTube voltados para crianças no Brasil, com mais de 14 bilhões de visualizações, o Mundo Bita, e volta a cartaz com elenco original.

“Bita e a Imaginação que Sumiu” se apropria da técnica transmídia e da linguagem multiplataforma, além de apresentar uma dramaturgia construída exclusivamente para o teatro, com 10 músicas autorais, divertidas e educativas, que já fazem sucesso na internet. “É uma experiência enriquecedora usar múltiplas formas artísticas, como teatro de bonecos, atores e audiovisual em um mesmo espetáculo, interagindo, ao vivo, com o nosso público”, diz o pernambucano João Henrique, um dos sócios da animação e autor da adaptação musical teatral dirigida por Alessandra Colasanti.

O musical conta a aventura de Bita e seus amigos Lila, Dan e Tito. Na Galáxia da Alegria, entre o Planeta Música e o Planeta Circo, está o maravilhoso Mundo Bita. Lá, moram o Bita e os Plots, pequenos seres verdes alienígenas. Nesse lugar tudo é movido a um combustível especial: imaginação. Um dia os Plots percebem a inesperada falta deste ingrediente no reservatório do planeta. Cabe ao protagonista viajar para a Terra com seus amigos na tentativa de solucionar a questão.

O Mundo Bita ganhou vida em 2011 nos estúdios da Mr.Plot, produtora de conteúdo fundada no Recife (PE) por Chaps (cantor e criador do personagem) e seus sócios João Henrique Souza, Enio Porto e Felipe Almeida, todos pais. “Bita surgiu, na verdade, para ilustrar o quarto da minha primeira filha, em 2011. De lá pra cá, ele ganhou vida e hoje é parte do dia a dia de várias famílias”, comenta Chaps, que é também autor das canções que ilustram os vídeos do Youtube e do espetáculo. Bita e a Imaginação que Sumiu é fruto de uma parceria entre a empresa criadora dos personagens, Mr.Plot, e a Gávea Filmes, produtora de cinema e teatro.

Em onze anos, os mais de 100 clipes autorais lançados ultrapassam 14 bilhões de visualizações no Youtube, o álbum “Bita e a Natureza” foi indicado ao 19º Grammy Latino de Melhor Álbum Infantil e coleciona diversas premiações, como discos de platina duplo e discos de ouro. As produções dos conteúdos autorais abordam, com leveza, cor e muita música, temáticas atuais e assuntos que contribuem para a formação saudável e solidária das crianças. Entre as situações vivenciadas pelas personagens estão trabalho em equipe, brincadeiras imaginativas, atitudes de perseverança e adoção de estratégias apropriadas à faixa etária para superar obstáculos.

BITA E A IMAGINAÇÃO QUE SUMIU

Teatro Módulo
Av. Prof. Magalhães Neto, 1177 – Pituba / Salvador
Bilheteria: Sympla

Dias 17 e 18/06
Sábado às 15h e 17h
Domingo às 15h

Ingressos:
R$ 20,00
Crianças de colo até 2 anos (incompletos) não pagam

Duração: 60 minutos
Recomendação: Livre
Gênero: musical infantil

Ficha Técnica:
Texto: João Henrique Souza
Músicas: Chaps Melo
Direção Artística: Alessandra Colasanti
Elenco: Barbara Ferr, Isabela Quadros, João Manoel, João Velho,
Robson Lima e Rodrigo Drade
Direção de Arte: Clivia Cohen
Direção Vocal: Pedro Lima
Direção de Movimento: Renato Linhares
Iluminação: Felicio Mafra
Assistente de Direção: Lorena Morais
Figurinista Assistente: Clara Cohen
Perucas e Fantoches: José Cohen
Cenotécnico e Pintor de arte: Massimo Esposito
Assistente de cenotécnico: William Marcello 
Aderecistas: Daniely Stenzel, Marcia Marques e Tassia Marques
Contramestre/Costureiros: Lucila Belcic, Paulo Barbosa, Selma Mantovani
Técnico de Som: João Paulo
Sonoplastia: Roberto Silva
Operação de vídeo: Clayton Ramos
Direção de Cena: Lucia Martinusso
Fotos: Elisa Mendes 
Programação Visual: Leonardo Gomez
Coordenação Redes Sociais: Luiz Schiavinato Valente e Wynne Mello
Assistente de Produção: Gabriela Newlands
Assessoria Jurídica: Roberto Silva
Produção: Gávea Filmes
Coprodução: Reprodutora
Produtores Associados: Bianca De Felippes e Gabriel Bortolini
Licenciante: Mr. Plot l
Patrocínio: Fundação ArcelorMittal

SOBRE A FUNDAÇÃO ARCELORMITTAL 

Promovido pela Fundação ArcelorMittal, o espetáculo integra o programa Diversão em Cena, que é o maior programa de formação de público para teatro infantil do Brasil e tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios. A iniciativa é viabilizada com o patrocínio da ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Fonte / Foto:: Assessoria de Imprensa em Salvador – Doris Pinheiro

Related posts

Dias D’Ávila: Prefeitura realiza palestras e rodas de conversas sobre bullying nas escolas públicas municipais

Fulvio Bahia

Equipamentos culturais de Salvador estarão abertos no feriadão da Proclamação da República

Fulvio Bahia

Curadora da Fligê e sócia-fundadora do Studio Palma, Ester Figueiredo abre caminho para novos autores em festas literárias da Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais