Cultura

Estação Brotas recebe escultura que homenageia a Mulher de Roxo

A obra, que integrou a exposição CowParade Salvador, faz resgate histórico dessa personagem que ficou marcada na memória soteropolitana.

A partir do dia 01 de fevereiro, os clientes que passarem pela estação de metrô Brotas poderão conferir a exposição itinerante “Fome de afeto e memória”, com a escultura “Roxinha Urbana”, uma homenagem do artista visual Denissena Fóssil à memorável Mulher de Roxo. A ação integra o programa Bora de Metrô, da CCR Metrô Bahia, que promove durante todo o ano no Sistema Metroviário eventos culturais e de entretenimento, além de serviços de saúde, beleza e bem-estar.

A escultura integrou a exposição “CowParade Salvador”, realizada em 2019 pela Toptrends, empresa especializada em marketing cultural, que detém os direitos exclusivos de realização da CowParade no Brasil.  A  CowParade (“Desfile das Vacas”, em português), maior evento de arte urbana do mundo,  foi criada na Suíça em 1998 , com o propósito de democratizar o acesso à arte. No Brasil, desde 2005, a exposição já passou por nove cidades brasileiras. Ao final de cada evento, a Toptrends promove um leilão beneficente. Em 13 edições, foram destinados mais de R$ 7 milhões de reais para organizações sem fins lucrativos brasileiras.

“Buscamos apoiar a cultura, por meio da promoção da arte e valorização dos artistas locais, além de oferecer uma experiência mais completa e de bem-estar ao nosso cliente”, explica Jocelyn Cárdenas, Gerente de Comunicação, Ouvidoria e Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia. A exposição com a obra de arte percorrerá até agosto diversas estações do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas e já passou pela Estação Pernambués. 

O artista visual Denissena Fóssil destaca a importância do acesso à arte em locais como o Sistema Metroviário baiano. “Nossa proposta com a exposição é dialogar, despertar leituras subjetivas, sentimentos e humor no público que transita nas estações de metrô de Salvador. É fundamental ter acesso a arte na contemporaneidade”, completa.

Serviço
O quê:
 “Fome de afeto e memória”
Quando: de 1 de fevereiro a 1 de março
Onde: Estação Brotas

Sobre a Mulher de Roxo
Ao longo dos 1970 até perto do fim do século passado, uma figura enigmática chamava a atenção de todos que passavam pela principal via de comércio de Salvador, a Rua Chile. Por lá, vagava uma mulher vestida de roxo, com trajes que mais lembravam o hábito usado pelas freiras, o que incluía ainda um grande crucifixo na altura do peito. Apesar de folclórica, a imagem da dama causava os mais diversos tipos de sentimentos, como receio, compaixão e respeito.

Fonte: CCR Metrô Bahia

Related posts

Casulo social traz contos sobre violência e depressão

Fulvio Bahia

FGM realiza debate sobre Caminhadas do Povo Santo e combate à intolerância religiosa

Fulvio Bahia

Quintas Dancehall: A Vibração Jamaicana vai esquentar o Pelourinho com Ministereo Público Sound System e Convidadas especiais

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais