EsporteInclusão Social

Estação da Capoeira: De Peito Aberto e CCR Metrô Bahia batizam alunos do Projeto Ginga em Salvador

O batizado é um evento da capoeira em que o aluno joga pela primeira vez na presença de mestres e capoeiristas experientes, e recebe sua primeira corda simbólica.

Nesta sexta-feira, 03, no Terminal de ônibus de Pituaçu, acontece a Estação da Capoeira, encontro que promove o batizado dos alunos que fazem parte do projeto Ginga de Peito Aberto, a partir das 14h. Durante o evento, os jovens capoeiristas passarão pelo batizado, momento em que o aluno joga pela primeira vez na presença de mestres e capoeiristas experientes. Além disso, o jovem ganha sua primeira corda simbólica significando a evolução do seu aprendizado na capoeira.

O fundador da De Peito Aberto, Hagmar Madeira, destacou que o momento do batismo será sempre lembrado pelo aluno. “A importância é quando o aluno recebe a sua corda significa que ele já adquiriu os fundamentos básicos correspondente a sua graduação e não é mais um capoeirista iniciante. Tenho a certeza que esse momento estará sempre vivo na memória dos jovens e dos familiares”, reforça Madeira.

Serão 150 crianças e adolescentes que celebrarão o batismo. Estação da Capoeira é aberto e pais e familiares são os principais convidados. O Projeto Ginga teve início em abril de 2022 e agora celebra seu encerramento com este importante evento. Ao longo dos 12 meses de atividades, os jovens tiveram a oportunidade de aprender sobre a capoeira e toda a cultura ao seu redor, como maculelê e puxada de rede.

“Buscamos incentivar cada vez mais a prática de esportes nas comunidades do entorno da CCR Metrô Bahia, e participar deste momento na vida desses jovens mostra que estamos no caminho certo”, comemora Júlio Freitas, Superintendente da CCR Metrô Bahia.

Em Salvador, o Ginga é realizado pela De Peito Aberto com patrocínio do Instituto CCR, realizado na área de atuação da CCR Metrô Bahia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em Lauro de Freitas, a iniciativa conta com apoio da prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer. As duas cidades formam o núcleo Metropolitano do Projeto Ginga, que atende 300 alunos entre 7 e 17 anos de idade em situação de vulnerabilidade social, com aulas de duração de 1h, duas vezes por semana, no contraturno escolar. São 150 beneficiários em cada local.

Serviço:

O quê: Estação de Capoeira – batizado de alunos do projeto Ginga de Peito Aberto

Quando: 03/03 – a partir das 14h

Onde: Terminal de ônibus de Pituaçu

Quanto: Gratuito

Fonte: ASCOM CCR Metrô Bahia
Foto: Divulgação/De Peito Aberto

Related posts

Salvador lança Calendário de Turismo Esportivo com 16 grandes eventos até abril de 2025

Fulvio Bahia

Rally dos Mares e Festival do Umbu movimentam quatro zonas turísticas da Bahia

Fulvio Bahia

Lauro de Freitas inicia emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais