BahiaMetrôMobilidade UrbanaSalvadorSaúde

Estação Lapa de Metrô recebe exposição do Hemoba para divulgar Censo das Pessoas com Doença Falciforme

A Fundação Hemoba, juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) e a CCR Metrô Bahia, promove uma exposição fotográfica para divulgar o Censo das Pessoas com Doença Falciforme (DF), de 17 de setembro a 27 de outubro, na Estação Lapa de Metrô. O Censo tem como objetivo mapear os pacientes em toda a Bahia para descentralizar os serviços de hematologia ao interior do estado. A pesquisa será divulgada através de panfletos, cartazes, cards para redes sociais, vídeos para internet e banners para sites. O link para coleta de dados está disponível no site da Fundação (http://www.hemoba.ba.gov.br/).

O Censo das Pessoas com Doença Falciforme tem o objetivo de mapear os pacientes em toda a Bahia para descentralizar os serviços de hematologia ao interior do estado. A pesquisa será divulgada através de outdoor, spot de rádio, panfletos, cartazes, cards para redes sociais, vídeos para internet e banners para sites. O link para coleta de dados está disponível no site da Fundação (http://www.hemoba.ba.gov.br/). A Bahia é o estado que apresenta a maior incidência de DF no Brasil, estimada em 1 caso para cada 650 nascimentos.

A Doença Falciforme é uma doença genética, hereditária e caracterizada por alterações nas hemácias (glóbulos vermelhos), que se tornam rígidos e assumem formato de foice, dificultando a passagem de oxigênio para cérebro, pulmões, rins e outros órgãos. É uma doença mais comum em indivíduos da raça negra (pretos e pardos), mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no Brasil, pode ser observada também em pessoas de raça branca.

Na Bahia, segundo o Boletim Epidemiológico Doença Falciforme divulgado pela SESAB, entre janeiro de 2017 e abril de 2024, foram notificados 4.361 casos da doença. Já entre os anos de 2015 e 2023, foram realizadas 17.598 internações por causa da enfermidade. Em 2024, o Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim, unidade da Hemoba, realizou o atendimento de mais de cinco mil pacientes provenientes da capital e do interior, incluindo assistência transfusional, atenção farmacêutica, consulta e dispensação de medicamentos de alto custo.

As fotografias da exposição, de autoria de Rodrigo Salvador, retratam sete pacientes do Centro de Referência em poses alegres, mostrando que há vida além da enfermidade. Sobre seu trabalho, Rodrigo compartilhou: “São ações como essa que me fazem perceber o quão longe minha fotografia pode chegar. Com ela, posso ajudar de forma mais direta uma parcela da sociedade que é inviabilizada todos os dias. Me fez bem saber que o meu trabalho é muito mais útil do que eu imaginava. O sentimento de empatia foi um dos principais motivos de fazer essas fotos.”

Serviço:
O quê: Exposição Fotográfica sobre o Censo das Pessoas com Doença Falciforme
Quando: de 17 de setembro a 27 de outubro
Onde: Estação Lapa de Metrô

Fonte: Darana RP
Foto: Rodrigo Salvador

Related posts

Defesa Civil abre nova turma de capacitação de voluntários em maio

Fulvio Bahia

Governo do Estado lança edital do programa Mais Futuro com R$ 53,5 milhões de investimentos

Fulvio Bahia

Tecpar lança edital de seleção para produção de fármacos à base de cannabis

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais