CapacitaçãoEducação

Estácio amplia portfólio em Salvador e passa a oferecer cursos técnicos de Nível Médio

Profissionais qualificados em nível médio tecnológico atendem mais rapidamente à demanda de oferta de empregos;
As inscrições já estão abertas e as aulas terão início em fevereiro de 2025

A Estácio, instituição de ensino superior com mais de 54 anos de atuação no setor educacional, acaba de ampliar sua atuação na região com a oferta de cursos técnicos de Nível Médio. A Escola Técnica da Estácio está com as inscrições abertas para os cursos técnicos de Nível Médio com início em fevereiro de 2025. A iniciativa tem o potencial de abrir novas oportunidades para os estudantes em busca de uma formação prática e específica, consolidando ainda mais o compromisso da instituição com a educação de qualidade. Jovens e adultos com o Ensino Médio em andamento ou concluído já podem escolher o curso de sua preferência. Mais informações sobre os cursos disponíveis e inscrições por meio do link: https://estacio.br/cursos-tecnicos-e-profissionalizantes ou diretamente no campus Gilberto Gil.

Presente em 50 unidades de ensino em todas as regiões do Brasil, a Escola Técnica da Estácio complementa a atuação da instituição no segmento de ensino adulto, promovendo a capacitação de jovens que, em muitos casos, ainda não estão habilitados academicamente ao ensino superior e desejam ingressar no mercado de trabalho de forma mais célere. Além de possibilitar um investimento acessível, os cursos em Salvador estão disponíveis nos turnos da manhã, tarde e noite.

Segundo Márcio Ramos, diretor responsável pela implementação dos cursos técnicos, a Estácio tem o potencial de contribuir significativamente na formação de estudantes. “Com mais de 54 anos de expertise no ensino superior, qualidade acadêmica, abrangência de cursos e conexões com o mercado de trabalho, a Estácio se torna um parceiro valioso para os estudantes que desejam adquirir uma formação técnica de excelência. Essa iniciativa fortalece a missão da instituição de promover o acesso à educação e de preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho”, afirma Roberta Pinho, diretora-geral da Estácio Bahia.

Uma das principais vantagens da formação técnica dos estudantes é a experiência e qualidade que a instituição já possui no campo do ensino superior, além de ser reconhecida por ter um corpo docente qualificado e infraestrutura moderna, proporcionando um ambiente propício ao aprendizado. Esses mesmos padrões de qualidade são aplicados aos cursos da Escola Técnica da Estácio, assegurando uma formação de excelência para os estudantes. As aulas presenciais, com atividades teóricas e práticas, contam com o suporte de conteúdos em formatos variados, como vídeos, podcasts, estudos de casos e exercícios, que podem ser acessados por celular, notebook ou tablet.

Oportunidades no mercado de trabalho

Uma das principais vantagens do ensino técnico é sua ênfase na aplicação prática do conhecimento. Enquanto a educação tradicional aborda principalmente os aspectos teóricos de uma disciplina, o ensino técnico se concentra em fornecer aos alunos as habilidades práticas necessárias para determinadas funções, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades e na preparação dos indivíduos para o mercado de trabalho.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por meio da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2022, trabalhadores que se formam no ensino profissional e técnico conseguem ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho em funções com maior potencial de retorno financeiro. Em outro estudo encomendado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o diploma de curso técnico eleva a renda média do trabalhador brasileiro em 18%. Além disso, segundo o Censo Escolar 2023, o número de matrículas em cursos técnicos e profissionalizantes aumentou de 2,1 milhões, em 2022, para 2,4 milhões em 2023. O crescimento foi de 27,5% desde 2021, quando havia 1,8 milhão de estudantes matriculados.

Em Salvador, o portfólio de cursos da Escola Técnica da Estácio contempla treze cursos: Técnico em Enfermagem; Técnico em Análises Clínicas; Técnico em Prótese Dentária; Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Radiologia; Técnico em Nutrição; Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Informática; Técnico em Desenvolvimento de Sistemas; Técnico em Edificações; Técnico em Estética; Técnico em Mecânica e Técnico em Administração. “Estamos felizes por ampliarmos a nossa atuação no segmento educacional recebendo estudantes nos novos cursos técnicos de Nível Médio, contribuindo para o desenvolvimento profissional de um público que não era contemplado em nossas ações”, ressalta a diretora-geral da Estácio Bahia.

De acordo com ele, as aulas são ministradas no campus Gilberto Gil, na Rua Xingu, n. 179 – Stiep, em Salvador. O local está preparado para oferecer um aprendizado de excelência com as melhores práticas profissionais e professores qualificados. “Os alunos contarão com a mesma estrutura de aulas dos cursos de graduação, com acesso aos mais de 20 laboratórios para aulas práticas, atividades técnicas e desenvolvimento. Já os estágios dos cursos de saúde são realizados em hospitais parceiros e na rede pública de saúde”, complementa.

Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada
Imagem de senivpetro no Freepik

Related posts

No Dia da Poesia, veja dicas para incentivar a leitura entre crianças

Fulvio Bahia

Paulo Afonso: Alunos da rede municipal de ensino se apresentam na 4ª Bienal do Livro

Fulvio Bahia

Governo do Estado já pagou mais de R$ 1,2 bilhão de precatórios do Fundef

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais