O jornal O Estado de S. Paulo e a Universidade Zumbi dos Palmares, especializados em promoção de diversidade e equidade no ensino superior, fecharam uma parceria que visa oferecer um curso de jornalismo específico para pessoas pretas, pardas e de baixa renda.
A ideia é garantir certificação acadêmica na área de imprensa e comunicação para alunos recém-formados de todas as áreas do conhecimento.
O acordo foi assinado pelo reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, e pelo diretor presidente do Estadão, Francisco de Mesquita Neto.Gratuito, o curso terá duração de três meses e será patrocinado por empresas interessadas em apoiar iniciativas específicas à diversidade e equidade.“Em sua história, o Estadão sempre buscou a democracia e a liberdade.
A Zumbi dos Palmares busca a liberdade das pessoas, principalmente negras, de acesso à educação e ao mercado de trabalho. Há uma complementaridade de objetivos”, disse Francisco Mesquita Neto.
O programa de ensino terá aulas teóricas e práticas, contemplando áreas do conhecimento como direito, economia, política, ética, português, inovação, gestão de carreira e empreendedorismo.
Além desta iniciativa, o Estadão continuará promovendo seus cursos de aperfeiçoamento para focas, como são chamados nas redações dos jornalistas recém-formados. Os programas de treinamento do veículo contam com parcerias com instituições como a Universidade de Navarra (Espanha) e a Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV).
Fonte: Portal Imprensa
Imagem: Divulgação