EsporteInclusão SocialPessoas com DeficiênciaSalvador

Estádio de Pituaçu recebe Campeonato Brasileiro de Futebol para Surdos neste final de semana

O principal palco do futebol baiano, o Estádio de Pituaçu, estará ainda mais inclusivo neste final de semana, abrangendo pela primeira vez um torneio nacional de futebol para surdos. O Campeonato Brasileiro de Futebol para Surdos 2024 acontece nestes sábado (14) e domingo (15), no Pituaçu (sede) e, também, no Centro de Treinamento do Vitória (anexo), com a presença de seis equipes do país.  

A competição faz parte das ações do paradesporto do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para o Setembro Verde. A agenda contempla, ainda, o primeiro Campeonato Baiano de Basquete em Cadeira de Rodas, que será realizado entre os dias 20 e 22, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras.

Adelmare Junior – Foto: Marcus Carneiro/Ascom Sudesb

O coordenador do Núcleo de Paradesporto da Sudesb, Adelmare Junior, destaca a atuação da Sudesb na pauta. “Estamos trazendo as grandes competições nacionais paradesportivas para a Bahia e desenvolvendo as estaduais. Já fizemos com as modalidades de lutas, de natação, escolares, dentre outras. Agora, estamos com o futebol e o basquete. São pautas importantes para o fomento, inclusive, também, na iniciação por meio dos nossos projetos sociais, da inclusão da pessoa com deficiência nos esportes. Nosso objetivo é garantir a prática esportiva, do lazer até o alto rendimento, do público PCD da Bahia”, comenta.

Brasileiro de Futebol para Surdos

Organizado pela Associação Baiana de Desporto Adaptado (Abda), com o apoio da Sudesb, da Federação Baiana de Desportos dos Surdos (FBDS) e da Icom-Libras mais a chancela da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), o torneio reúne 126 surdoatletas de seis federações na categoria masculina, além de mais 20 membros de comissão técnica e da diretoria da CBDS.

“Esses números mostram o crescimento das federações e são uma visibilidade positiva para o surdodesporto. Isso representa um avanço no alto rendimento para os surdoatletas. O evento tem o objetivo de convocá-los para representar a Seleção Brasileira no Pan-Americano deste ano em Canoas. Agradeço à Sudesb, que forneceu hospedagem e alimentação aos participantes, além da estrutura para a realização deste evento tão importante”, expressa Diana Kyosen, presidente da CBDS.

Campeonato de Lutas para Surdos – Foto: João Ubaldo/Ascom Sudesb

As Federações Desportivas dos Surdos da Bahia, do Distrito Federal, de Minas Gerais, de Goiás, do Rio de Janeiro e do Maranhão estarão presentes nas disputas a partir das 8h, enquanto o congresso técnico será na noite desta sexta-feira (13), no Estádio de Pituaçu, local dos jogos do grupo A, com Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já o grupo B tem o Maranhão, Goiás e o Distrito Federal, jogando no CT do Vitória, no Barradão.

Setembro Verde

O mês de setembro é marcado como o mês da luta da pessoa com deficiência, inclusive por meio da Lei Estadual nº 14.560/23, sancionada no ano passado pelo governador Jerônimo Rodrigues. Dessa forma, as ações de inclusão no esporte não param por aí. O Ginásio de Cajazeiras também terá programação no final de semana seguinte, com a competição estadual de basquete em cadeira de rodas na quadra e um amistoso Ba-Vi do futebol de amputados no campo sintético na área externa.

O torneio estadual contará com cinco times, representando os municípios de Salvador, Feira de Santana, Jequié, Itabuna e Dias D’Ávila. As partidas iniciam na sexta-feira (20), mas se concentram tanto no sábado (21) – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência -, e no domingo (22) – Dia Nacional do Atleta Paralímpico. Autor da lei nacional celebrada no dia 22, em homenagem à criação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI) no ano de 1989, e diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto pontua a relevância da competição como parte do Setembro Verde e durante duas datas de homenagem.

“O paradesporto baiano está crescendo cada vez mais em torno desta luta iniciada a alguns anos e que segue como importante ferramenta de política pública dos governos Estadual e Federal. Ter uma data para homenagear e apoiar o trabalho do atleta paralímpico e da equipe ao seu lado reforça esse papel do esporte. A data visa chamar a atenção da sociedade para debater o assunto, superar o forte preconceito ainda tão presente e apoiar aqueles que já praticam e incentivam novos adeptos”, cita o diretor-geral.

Núcleo de Paradesporto

Por esta razão, a existência de uma equipe específica da autarquia estadual para se pensar nas políticas públicas de inclusão do público PCD nos esportes é celebrado pelo diretor. O coordenador do núcleo indica as expectativas a partir do trabalho já executado e previsto, com o exemplo do futebol de amputados, que jogará na manhã do domingo (22) e possui um histórico de apoio da autarquia estadual.

“O nosso futebol de amputados é um grande exemplo da força do nosso apoio, com o fomento às competições estaduais, à realização de torneios regionais e nacionais em solos baianos e à participação das nossas equipes nas grandes disputas. O resultado está aí e segue aparecendo. Por isso, nosso foco é nesta forma de atuação nas demais modalidades e nas capacitações, centradas na capital e interiorizadas, para a retroalimentação desta inclusão tão importante que é dada ainda maior luz sobre no Setembro Verde”, finaliza.

Estádio de Pituaçu – Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Programação do Campeonato Brasileiro de Futebol para Surdos

Sábado

Campo 1 (Estádio de Pituaçu)

8h – Bahia x Rio de Janeiro;

11h – Minas Gerais x Bahia;

14h – Rio de Janeiro x Minas Gerais;

17h30 – Semifinal 1.

Campo 2 (CT do Vitória – Barradão)

8h – Maranhão x Distrito Federal;

11h – Goiás x Maranhão;

14h – Distrito Federal x Goiás;

17h30 – Semifinal 2.

Domingo (Estádio de Pituaçu)

8h – Disputa do 3º lugar;

10h – Final.

Fonte: Ascom/Sudesb
Foto: Mateus Pereira

Related posts

SineBahia oferece vagas de emprego em Salvador e RMS nesta quinta (20)

Fulvio Bahia

CDL promove capacitação para profissionais do varejo

Fulvio Bahia

Basquete: Brasil termina a Copa do Mundo 3×3 masculina no Top 4, melhor campanha da história

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais