Quatro times dão início a 5ª edição do Campeonato Baiano de Futebol de Amputados 2025, que começou nesta sexta-feira (25) e vai até domingo (27), no Estádio de Pituaçu, em Salvador. As disputas da estreia foram entre Bahia x Camaçari e Tigres x Vitória. Para a realização do evento, o aporte do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), foi de R$ 105 mil. Os atletas também recebem auxílio para hospedagem, deslocamento e para equipamentos esportivos.
Jogando na posição de atacante do Bahia, Herbert Souza, enfrenta uma rotina de treinos intensa em Seabra, onde mora, para garantir mais um ano de destaque do time no campeonato. “Vamos amarrar um triunfo. Eu treino todos os dias, faço academia, caminhada, a cada 15 dias treinamos aqui com o time. O treino tem que ser forte para conseguir essa conquista”, contou o atleta, que se divide entre o trabalho como comerciante na Chapada Diamantina e a rotina esportiva.
Nesta edição, se consolidando no calendário esportivo da Bahia, o campeonato contará com cerca de 80 atletas de Salvador, Itabuna, Ilhéus, Feira de Santana, Porto Seguro, Sítio do Conde, Mata de São João; e dos estados de Sergipe, Fortaleza, Piauí, Paraíba, Belém do Pará e Rio Grande do Norte.
Diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto diz que o campeonato tem ganhado destaque no esporte para pessoas com deficiência e nesta edição o campo foi adaptado aos padrões exigidos para a modalidade, ampliando a visibilidade do campeonato.
“Nós ajustamos as condições, as traves foram adaptadas para um tamanho específico e remarcamos o campo. É com muita alegria que a gente anuncia a realização desse Campeonato Baiano. Muitas estrelas do futebol são reveladas a cada ano”, explicou Neto sobre o evento que acontece desde 2019 e esse ano será disputado, pela primeira vez, no Estádio de Pituaçu.
Até domingo (27), jogam Camaçari x Vitória, Tigres x Bahia, Vitória x Bahia, Camaçari x Tigres. O título será disputado em sete partidas e a final conta ainda com a cerimônia de premiação. Os jogos com duração de 50 minutos cada, serão abertos ao público, com acesso pelo portão Oeste 1.
Fonte: Secom GovBa