Após o anúncio oficial da instalação da fábrica de carros elétricos da BYD na Bahia, o governo baiano agora trabalha para viabilizar no estado a infraestrutura necessária à recarga de baterias dos veículos, item considerado fundamental para a expansão do produto baseado em energia sustentável no mercado local. As estratégias com este objetivo foram discutidas na última sexta-feira (14), na Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), por representantes do Estado, da BYD, da empresa de mobilidade urbana 99 e da Raízen, joint venture de energia formada pelos grupos Shell e Cosan.
A 99 e a Raízen já são parceiros da BYD no Brasil, e acabam de lançar em São Paulo uma iniciativa com 300 veículos elétricos a serem utilizados por motoristas associados à empresa de aplicativos. “Além de investimentos diretos da BYD para a Bahia, estamos trazendo parceiros estratégicos que possam influenciar na eletrificação e acelerar cada vez mais este intuito”, explicou a gerente financeira e de Negócios Estratégicos da BYD, Bianca Santos.
Os segmentos envolvidos na cadeia de carros elétricos demandam a parceria do Estado para acelerar a criação de uma rede de pontos de abastecimento rápido, os chamados hubs de atendimento aos veículos, a ser instalados em locais estratégicos. Após a reunião com os secretários estaduais da Fazenda, Manoel Vitório, da Casa Civil, Afonso Florence, da Infraestrutura, Sérgio Brito, e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, as empresas se comprometeram a apresentar em 30 dias ao governo baiano um plano de trabalho para iniciarem a implantação desta estrutura no estado.
Os representantes do setor público baiano asseguraram que a Bahia tem total interesse não apenas de apoiar a identificação e a implantação de locais para implantação dos hubs de atendimento, mas também de buscar outras iniciativas que acelerem a substituição de veículos a combustão por similares elétricos, a começar pelo transporte púbico.
O Estado, de acordo com o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, também deverá encaminhar a isenção de IPVA para carros elétricos vinculados aos aplicativos de mobilidade e ao serviço de taxi, benefício que já havia sido anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues para veículos do segmento com valor de venda de até R$ 300 mil.
Vantagens do carro elétrico
O transporte por aplicativo representado pela 99, observou a gerente da BYD, Bianca Santos, constitui “excelente estudo de caso para eletrificação”. Ela lembrou que, no caso dos motoristas de aplicativo, a curva de comparação entre carros elétricos e a combustão torna-se mais evidente. “Quanto mais se usa, melhor é o custo-benefício de ter um elétrico, comparado a veículo a combustão”.
O diretor de políticas públicas e relações governamentais da 99, Fernando Paes, disse que o foco da parceria é exatamente o de criar a cultura de que o carro elétrico vale a pena. Ele lembrou que o combustível representa hoje 50% dos custos operacionais dos motoristas por aplicativo, e que, com a energia elétrica, este custo se reduz em 70%.
Segundo Paes, o grupo chinês Didi Chuxing, controlador da 99, é pioneiro no mundo em eletrificação de veículos utilizados por aplicativo. Além disso, atualmente, na China, 80% dos veículos deste segmento já são elétricos. “Nosso objetivo é investir com muita profundidade num programa similar aqui no Brasil”, afirmou.
Hubs em Salvador
O diretor de Energias Renováveis da Raízen, Rafael Rebello, explicou que a empresa, que iniciou por São Paulo a operação de hubs de atendimento, planeja dar início ao projeto na Bahia com a implantação de cinco destes pontos de atendimento em Salvador, dentro do programa Shell Recharge. Uma das controladoras da Raízen, a Shell, de acordo com Rebello, “é o maior player no mundo hoje de carregamento rápido”.
A Bahia “é um mercado em que temos total foco e interesse de crescer, pelo potencial de energia”, afirmou o representante da Raízen, lembrando o grande potencial do estado “do ponto de vista de energia renovável”.
Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Divulgação