BahiaEducaçãoMeio AmbienteSustentabilidade

Estudante desenvolve papel com fibra da espada de São Jorge e apresenta inovação na 75ª Reunião Anual da SBPC

Com o objetivo de substituir ou reduzir o uso do papel convencional, o estudante Nicolas Moreira, 16, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, unidade da rede estadual de ensino, desenvolveu um papel com fibra da espada de São Jorge, durante a oficina “Sementes da Bahia”, na qual participa no turno oposto às suas aulas regulares no Colégio Estadual da Bahia – Central, onde cursa o 2º ano do Ensino Médio. Intitulado “Papel com fibra da planta espada de São Jorge”, o projeto alcança uma repercussão nacional e está sendo apresentado na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que está sendo realizada até sábado (29), na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

A pesquisa de iniciação científica de Nicolas foi iniciada em janeiro deste ano a partir de observações práticas das características da Espada de São Jorge e os resultados são surpreendentes. “A Espada de São Jorge é uma planta herbácea que se reproduz facilmente, além de resistir a climas quentes, áridos e longos períodos sem água. Isso a torna uma opção de cultivo acessível e benéfica. A fibra dessa planta, juntamente com água, permite a produção de papel totalmente natural e resistente, utilizando equipamentos simples como liquidificador e tela de serigrafia”, explicou Nicolas, que está radiante com a oportunidade de apresentar sua invenção para estudantes de todo o país.

Por atender quesitos como simplicidade, materiais de baixo e fácil aplicabilidade, o papel sustentável e totalmente orgânico configura-se como uma tecnologia social e que pode contribuir para a preservação ambiental. A professora e orientadora do projeto, Laísa Brandão, que acompanha Nicolas em Curitiba, falou sobre a repercussão da pesquisa. “É muito importante termos soluções sustentáveis e que sejam viáveis. O papel ecológico, além de não causar impacto ambiental na sua produção, visto que a espada de São Jorge não exige muitos cuidados e nem muita água no seu cultivo, ainda se dissolve rapidamente por ser biodegradável”, afirmou.

Difusão de conhecimento

Com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, a 75ª Reunião Anual da SBPC conta com a participação de milhares de cientistas, professores, estudantes e formuladores de políticas públicas para a ciência e tecnologia de todo o país. A SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. As reuniões anuais têm os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Fonte / Foto: Ascom/SEC

Related posts

MEC encerra nesta quinta-feira (06) prazo da lista de espera do Prouni

Fulvio Bahia

Escolas particulares terão um reajuste médio de 9% em 2024

Fulvio Bahia

13ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico leva serviços e palestras gratuitos a shopping de Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais