BahiaCapacitaçãoEducaçãoEscolaGoverno do Estado

Estudantes concluintes e egressos da rede pública participam de aulas do Programa Universidade para Todos

Os estudantes concluintes e egressos do Ensino Médio da rede pública de ensino da Bahia já estão participando das aulas gratuitas do Universidade para Todos (UPT). O programa do Governo do Estado é destinado ao fortalecimento das aprendizagens e à preparação para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior, a exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nesta nova edição, estão sendo contemplados 195 municípios baianos, com a oferta das atividades do programa em 310 polos de funcionamento.

Em Salvador, são 34 polos com a oferta de 2.375 vagas. A exemplo do Polo Dona Mora Guimarães, em funcionamento no Colégio Estadual Dona Mora Guimarães, as aulas seguem a todo vapor. A estudante Raquel dos Santos, 17, 3º ano, do Colégio Edvaldo Brandão Correia, em Salvador, disse que está satisfeita com o programa. “Estou gostando muito do ritmo das aulas e conseguindo entender bem rápido as matérias. Os professores são muito pacientes e qualificados”.

Xaiana Matos, 20, que concluiu os estudos em 2022, também está aproveitando a oportunidade para estudar e revisar os conteúdos para o ENEM. “Eu acho as aulas do UPT muito interativas e os professores/monitores demonstram de várias formas os conteúdos. Este programa é muito importante, pois muitas pessoas não têm condições financeiras de pagar um curso pré-vestibular e, através dele, temos acesso às aulas gratuitas e de qualidade”, comentou a estudante.

Sobre o programa – O UPT, que foi transformado em política pública de Estado, em 2020, é executado em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UESB, UEFS e UESC) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Neste ano, o programa está oferecendo 18.966 vagas nos 27 Territórios de Identidade, totalizando 310 polos de funcionamento em 195 municípios. Isso representa 3.966 oportunidades a mais do que em 2022, quando foram disponibilizadas 15 mil vagas.

Fonte / Foto: Ascom/SEC

Related posts

Bombeiros baianos que atuaram no RS recebem reconhecimento do ministro Rui Costa

Fulvio Bahia

Tesouros do Porto da Barra: fortes reverenciam artistas amigos e apaixonados pela Bahia  

Fulvio Bahia

Central de Acessibilidade de Salvador forma primeira turma de salva-vidas em Libras

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais