Os estudantes concluintes e egressos do Ensino Médio da rede pública de ensino da Bahia já estão participando das aulas gratuitas do Universidade para Todos (UPT). O programa do Governo do Estado é destinado ao fortalecimento das aprendizagens e à preparação para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior, a exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nesta nova edição, estão sendo contemplados 195 municípios baianos, com a oferta das atividades do programa em 310 polos de funcionamento.
Em Salvador, são 34 polos com a oferta de 2.375 vagas. A exemplo do Polo Dona Mora Guimarães, em funcionamento no Colégio Estadual Dona Mora Guimarães, as aulas seguem a todo vapor. A estudante Raquel dos Santos, 17, 3º ano, do Colégio Edvaldo Brandão Correia, em Salvador, disse que está satisfeita com o programa. “Estou gostando muito do ritmo das aulas e conseguindo entender bem rápido as matérias. Os professores são muito pacientes e qualificados”.
Xaiana Matos, 20, que concluiu os estudos em 2022, também está aproveitando a oportunidade para estudar e revisar os conteúdos para o ENEM. “Eu acho as aulas do UPT muito interativas e os professores/monitores demonstram de várias formas os conteúdos. Este programa é muito importante, pois muitas pessoas não têm condições financeiras de pagar um curso pré-vestibular e, através dele, temos acesso às aulas gratuitas e de qualidade”, comentou a estudante.
Sobre o programa – O UPT, que foi transformado em política pública de Estado, em 2020, é executado em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UESB, UEFS e UESC) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Neste ano, o programa está oferecendo 18.966 vagas nos 27 Territórios de Identidade, totalizando 310 polos de funcionamento em 195 municípios. Isso representa 3.966 oportunidades a mais do que em 2022, quando foram disponibilizadas 15 mil vagas.
Fonte / Foto: Ascom/SEC