BahiaCapacitaçãoEducaçãoGoverno do Estado

Estudantes da rede estadual vivem experiência de imersão no ambiente universitário em Feira de Profissões na capital baiana

Participaram do projeto 56 monitores, 28 staffs da Universidade e mais de 160 estudantes universitários.

Mais de 500 estudantes de 15 escolas da rede estadual de ensino participaram, no último sábado (03), da ação ‘Conhecendo a Ufba – Feira de Profissões’, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), no PAF V da Universidade Federal da Bahia, em Ondina.

O projeto, viabilizado pela Coordenação de Políticas Públicas para Juventude em Processos Educacionais, da SEC, em parceria com o Programa de Educação Tutorial Interdisciplinar, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências professor Milton Santos (IHAC), da Ufba, tem como objetivo promover um espaço de socialização e troca de saberes sobre os cursos de graduação, para auxiliar os jovens na tomada de decisões profissionais; além de sensibilizar os estudantes para a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A coordenadora de Juventude da SEC, Larissa Lima, destacou a necessidade de trazer os estudantes para conhecerem na prática o que é a universidade federal, fortalecendo o movimento de expansão universitária, onde ainda mais pessoas, filhos de trabalhadores de todas as classes sociais, possam acessar esse lugar. “O nosso objetivo é apresentar e aproximar os estudantes da rede estadual à universidade e, principalmente, à universidade pública, porque a gente acredita muito nesse processo da transformação social que a educação pode proporcionar, e a gente sabe também que esse movimento precisa ser fortalecido na Educação Básica, para que os estudantes possam também acessar o Ensino Superior”, afirma.

Na vivência deste sábado, que aconteceu nos turnos matutino e vespertino, estudantes do 3º ano do Ensino Médio e líderes de classe matriculados em colégios estaduais de Salvador, Candeias e Lauro de Freitas puderam conhecer mais sobre os cursos de graduação, que foram apresentados pelos próprios universitários, tiraram dúvidas sobre as mais diversas carreiras e tiveram a experiência de viver um dia no ambiente acadêmico. A programação incluiu roda de conversa com o vice-reitor da Ufba, Penildon Silva Filho, aulões, almoço e outras atividades. Participaram do projeto 56 monitores, 28 staffs da Universidade e mais de 160 estudantes universitários.

Os estudantes mostraram entusiasmo ao conhecer o ambiente universitário e a grande variedade de carreiras de ensino superior que podem escolher. “Minha experiência hoje foi simplesmente incrível, pois conheci vários cursos diferentes. As áreas que mais me interessei foram Música e Tecnologia”, relatou Paulo Daniel, 17 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Alfredo Agostinho de Deus, em Lauro de Freitas.

Para a coordenadora de Juventude, o momento atual, com a universidade pública acessível, é também de reparação histórica. “A gente acredita muito nesse processo da Educação como transformação de vida, mas também como um espaço de sonhar. E só é possível sonhar aquilo que a gente conhece, aquilo que a gente sabe que existe. Por isso, aproximar os estudantes da universidade pública é também fortalecer esse sonho do acesso ao ensino superior, que, durante muito tempo, foi negado para as populações negras, indígenas, quilombolas, filhos de trabalhadores e trabalhadoras”, ressaltou Larissa.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Related posts

Com apoio da Sudesb, trio de atletas representa a Bahia no Mundial de Ginástica Aeróbica

Fulvio Bahia

Inscrições para primeira seleção de 2023 do Prouni começam nesta terça-feira (28)

Fulvio Bahia

Campanha “Cadê minha Boneca Preta?” promove representatividade e combate ao racismo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais