BahiaEducaçãoEsporte

Etapa Estadual dos Jogos Escolares da Bahia foi aberta nesta quinta (29) em Lauro de Freitas

A abertura dos Jogos Escolares da Bahia (JEB) 2024 ocorreu na última quinta-feira (29), na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas. O evento reuniu estudantes atletas de algumas das modalidades coletivas como basquete, futsal, vôlei, handebol e da modalidade individual de xadrez.

“As minhas expectativas são muito boas, a gente tá confiante, o time bem confiante, o time bem preparado, e a gente chegou aqui com muito esforço, a gente trabalhou muito, treinamos todo dia, e com fé em Deus a gente vai chegar nessa etapa nacional”, pontua o estudante Leonardo Natan Ramos, de 16 anos, atleta do futsal há mais de 10 anos e que veio do município de Serra do Ramalho pronto para participar dos jogos pela primeira vez.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

Promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e a Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE), os Jogos terão 16 modalidades envolvidas e mais de 100 mil estudantes participando. O objetivo das competições é promover a formação dos estudantes e disseminar a cultura esportiva no sistema educacional. 

“Tudo começa na escola. Com o desenvolvimento da infraestrutura física das unidades escolares da rede, posso dizer que, na gestão do governador Jerônimo, já temos 57 novas escolas com esse padrão, incluindo quadras, campos, piscinas e arenas de lutas, para potencializar o esporte nas escolas como ferramenta pedagógica. Gosto de trabalhar com essa perspectiva: o esporte é um instrumento pedagógico que melhora a postura corporal dos estudantes e fortalece o relacionamento entre eles, contribuindo para a aprendizagem e a disciplina dos jovens”, relata a secretária da educação, Rowena Brito.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

Para chegar à etapa estadual, os participantes se classificaram em seletivas escolares, territoriais e interterritoriais realizadas desde o início do ano letivo pela SEC. As competições das modalidades coletivas serão disputadas entre os dias 29 e 31 de agosto, enquanto as modalidades individuais acontecerão de 6 a 9 de setembro. O evento deve reunir mais de dois mil estudantes atletas de 12 a 17 anos da capital e de diversas regiões da Bahia.

“A etapa estadual tem correspondência com a etapa nacional. São modalidades que selecionam os melhores meninos e meninas para essas competições. Aqui temos wrestling, ginástica rítmica, futsal, entre outras. Realmente, é uma grande variedade de modalidades e a representação baiana é sempre muito ativa”, destaca o diretor geral da Sudesb, Vicente Neto.

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Vicente ainda pontua: “tenho certeza de que mais campeões e campeãs serão revelados nos Jogos Estudantis, que são uma porta de entrada muito importante para o esporte, revelando atletas para o esporte universitário. Muitos dos que começam aqui acabam indo para as Olimpíadas. São estudantes de escolas espalhadas por todo o território baiano, incluindo atletas indígenas, quilombolas e muitos que nunca participaram de competições”, completou.

Disputa nacional

Os vencedores da etapa estadual representarão o estado na Etapa Nacional dos Jogos da Juventude, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que ocorrerá entre 13 e 28 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba, reunindo jovens de 15 a 17 anos. De acordo com o secretário, Davidson Magalhães, “junto com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e a Secretaria de Educação, temos hoje 27 municípios participando desta fase final dos Jogos Estudantis do ensino médio no nosso estado. É uma demonstração importante de que toda essa estrutura está sendo criada, inclusive com as escolas de tempo integral, para viabilizar e fortalecer ainda mais o esporte escolar”.

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Para o gestor do colégio Estadual Indígena Tawá, Nando Pataxó, do município de Prado, que está participando pela primeira vez com um time feminino, sub-12 a 14, é uma grande realização estar participando. “Passamos por três etapas. Para a gente é um momento muito gratificante, é uma troca de experiência que não tem nem como comparar. Trazemos nossas meninas com a experiência da cultura, com a vivência cultural e estamos aprendendo aqui outras formas de vivência. Vamos levar essa troca de experiência que estamos tendo aqui”.

Etapa

Os jogos coletivos – handebol, futsal, basquete e voleibol – e o torneio de xadrez já se iniciaram na manhã desta quinta-feira (29) e as finais acontecem no próximo domingo, dia 31 de agosto. Já as demais modalidades individuais – atletismo, ginástica rítmica, vôlei de praia, ciclismo, natação, badminton, judô, wrestling, tênis de mesa – acontecem a partir da próxima sexta-feira, 6 de setembro, seguindo até o domingo (8).

Fonte: SECOM GOVBA
Foto:

Related posts

Quilombolas de Muquém do São Francisco recebem posse de terra 

Fulvio Bahia

Via em frente ao Shopping da Bahia tem trânsito alterado a partir desta quinta-feira (03); confira

Fulvio Bahia

Fuzuê e Furdunço alteram transporte na Barra e Ondina neste final de semana

admin

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais