Na próxima terça-feira (3), o Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) completa oito décadas de história dedicados à promoção da saúde materno-infantil. O dia também marca os 80 anos de Bancos de Leite Humano (BLHs) em todo o país e quatro décadas de atuação do Estado brasileiro na gestão desses espaços. Para celebrar, a Fiocruz vai realizar o evento 80 anos BLH IFF – 80 anos BLHs no Brasil (1943 – 2023) nos dias 3 e 4 de outubro (veja a programação completa).
Com transmissão ao vivo pela plataforma da Rede Rute e pelo canal da rBLH no YouTube, este será o primeiro evento de uma série, que culminará, em 2024, no 7º Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano e no 4º Fórum de Cooperação Técnica Internacional em Banco de Leite. O Congresso e o Fórum trarão como tema central Quatro décadas de inovação, solidariedade e da construção da excelência em Bancos de Leite Humano.
Desde sua fundação em 1943, o BLH do IFF/Fiocruz desempenhou um papel fundamental no apoio às mães e bebês, promovendo a doação de leite humano para casos especiais, e a amamentação como o melhor alimento para os recém-nascidos. Sua história é repleta de inovações e realizações que contribuíram para a redução de mortes evitáveis de bebês prematuros e a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis em lactantes.
Durante essas oito décadas, o Banco de Leite Humano do Instituto tem oferecido suporte vital para lactentes clinicamente impossibilitados de serem amamentados diretamente por suas mães. Além disso, ainda hoje, desempenha um papel essencial na formação de recursos humanos para a área, capacitando profissionais e promovendo a cultura da amamentação no país e no mundo.
“O BLH do IFF/Fiocruz serviu como farol para iluminar os caminhos da constituição da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), que beneficia, e mesmo salva crianças e mães, não só no Brasil como em diversos países pelos continentes. O BLH é uma peça fundamental ao promover a principal ação de diplomacia em saúde do Brasil, fortalece o papel da instituição e, consequentemente do Sistema Único de Saúde [SUS]. Muito orgulho por trabalhar com esta história e pessoas tão especiais. É de ressaltar que o evento desses 80 anos integra a comemoração do centenário do Instituto”, destaca o diretor do IFF/Fiocruz, Antônio Flávio Meirelles.
“Este aniversário é uma oportunidade para reconhecer a dedicação e o esforço de toda a equipe que tornou nosso trabalho possível ao longo de décadas. Este evento será uma ocasião única para unir gerações, compartilhar histórias e refletir sobre as ações do passado e de hoje. Isso nos fortalece ainda mais para continuar buscando conhecimento e apoiando mais famílias no que diz respeito ao aleitamento materno e à nutrição do recém-nascido prematuro”, comenta a coordenadora geral do BLH do IFF/Fiocruz, Danielle Aparecida da Silva.
“Estamos orgulhosos de celebrar oitenta anos de sucesso e compromisso com a saúde materno-infantil. O BLH do IFF/Fiocruz tem sido pioneiro em muitas frentes e continuará a ser uma referência na área. Essa data é um importante marco para a saúde da mulher e da criança no Brasil, América Latina, o Caribe e em todos os países onde compartilhamos essa boa prática de Bancos de Leite Humano através da Fiocruz. Oito décadas de BLHs no Brasil representam 80 anos do BLH no IFF/Fiocruz. Espero que venham mais 80 anos com a mesma vitalidade e compromisso com a saúde pública brasileira e global. Parabéns a todos que contribuíram e continuam contribuindo para o futuro dos BLHs”, conclui o coordenador e fundador da rBLH, João Aprígio Guerra de Almeida.
Fonte: ASCOM Fiocruz
Foto: Divulgação