BahiaBrasilMeio AmbienteNordestePreservação AmbientalreciclagemSustentabilidade

Evento discute políticas públicas para cooperativas de materiais recicláveis na Bahia

Cerca de 30 catadores de cinco cooperativas de materiais recicláveis baianas participaram do evento Cooperativas Protagonistas: Estratégias para Parcerias Públicas e Privadas, realizado na tarde desta segunda-feira (26), no auditório do Banco do Nordeste, em Salvador. A iniciativa do Programa Ser+, promovido pela Braskem, contou com o apoio do Instituto Pragma e do Banco do Nordeste, por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) e teve como objetivo realizar uma capacitação sobre políticas públicas para o setor.

Participaram do evento representantes da Cooperativa de Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet), da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary), da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc), da Cooperativa Bariri e da Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (CAEC). Esta última anunciada como nova  participante do Programa Ser+.

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a taxa de reaproveitamento ou reciclagem no Brasil não passa dos 4%. Por isso a importância de propor políticas públicas que promovam na sociedade mudanças positivas, a exemplo do consumo consciente e do incentivo à coleta seletiva.

“Entendemos o papel primordial que é realizado pelas cooperativas e a importância de atuarmos em conjunto – setor privado, poder público e sociedade civil – para alavancarmos a cadeia da reciclagem no Brasil. Nesse sentido, este evento surge como forma de capacitarmos as unidades de triagem sobre a relevância de se estabelecer um bom relacionamento com o poder público e outros entes, a fim de endereçarmos problemas estruturais desse setor”, explica Gabriela Gama, analista de Responsabilidade Social e Direitos Humanos da Braskem.

A engenheira ambiental e analista de Pesquisa & Desenvolvimento da Pragma, Julia Tunes, destaca a importância do evento para o fortalecimento do trabalho das cooperativas. “É um momento importante para conscientizar os catadores sobre políticas públicas para melhoria dos processos socioprodutivos das cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis. É muito gratificante para o Instituto promover esse momento para as organizações em parceria com o Programa SER+, reforçando o compromisso com essa categoria”, ressalta.

Cadeia de Reciclagem – O Programa SER+ da Braskem existe desde 2009 e visa apoiar o desenvolvimento socioeconômico das cooperativas de reciclagem e seus cooperados. A ação é realizada nos cinco estados onde a Braskem possui operações industriais, beneficiando 23 cooperativas e mais de 690 cooperados na Bahia, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Nos últimos cinco anos, o Programa Ser+, promovido pela Braskem, investiu R$ 776 mil nas cooperativas baianas participantes, promovendo ações de valorização e inclusão social dos catadores por meio de capacitações e melhorias na infraestrutura física das unidades. Entre as beneficiadas estão a Camapet, Cooperguary e Coopmarc. Este ano, a média mensal de comercialização dos recicláveis das três cooperativas atingiu 55 toneladas.

Fonte: Atcom
Foto: Carlos Casaes / Divulgação Braskem

Related posts

Bahia Sem Fome participa da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Fulvio Bahia

Público do Pelourinho festeja o último dia do São João, com programação para todas as idades

Fulvio Bahia

Inscrições do Bolsa-Atleta Salvador estão prorrogadas até sexta-feira (1º) 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais