BahiaGoverno do EstadoHomenagemMulher

Evento Elas à Frente destaca ações desenvolvidas pelo Governo do Estado em prol das mulheres

O evento mobilizou a cultura protagonizada por mulheres baianas para dar destaque à ação da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com outras pastas estaduais.

O trabalho das artistas negras na música, na performance, na poesia e nas artes visuais foi destaque no evento de lançamento da plataforma ‘Elas à Frente’, na noite da última terça-feira (28), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. No palco principal, a cerimônia foi aberta pelo samba de roda de Dona Dalva Damiana; apresentações de dança em tecido; música instrumental do grupo Panteras Negras; percussiva da banda Didá, além de show da cantora Sued Nunes e da multiartista Daniela Mercury.  

O evento mobilizou a cultura protagonizada por mulheres baianas para dar destaque à ação da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com outras pastas estaduais, que visa garantir que meninas e mulheres estejam livres do assédio sexual, da violência de gênero, da pobreza menstrual e da insegurança alimentar. Assuntos que têm movimentado discussões nas esferas da saúde pública e dos direitos humanos, nos últimos anos.  

Presente no evento, o vice-governador, Geraldo Júnior, destacou as ações estaduais implementadas no combate à violência contra as mulheres. “Estamos aqui, hoje, para exaltar o protagonismo feminino e destacar as políticas públicas inclusivas, participativas e democráticas do Governo do Estado no enfrentamento às violências contra as mulheres. Esta tem sido a tônica do governo e continuaremos com esse objetivo”.

De acordo com a titular da SPM, Elisângela Araújo, o lançamento da plataforma Elas à Frente é uma oportunidade de olhar para as especificidades das mulheres de diversos contextos da Bahia. “Esse é um momento muito importante para todas nós, mulheres baianas da cidade, do campo, das águas e das florestas. Nós estamos lançando aqui a nossa plataforma de ações políticas, tanto para a questão da prevenção, do combate e do enfrentamento a todas as formas de violência sofridas pelas mulheres, principalmente em um momento em que temos um aumento significativo de agressões e abusos contra esse público”, frisou.

Elisângela explica ainda que, como política de governo, a plataforma também envolve outras ações relacionadas à questão econômica, à inclusão social, ao combate à pobreza menstrual e ao trabalho no âmbito da educação, com projetos que educam os estudantes para que desenvolvam o olhar para o enfrentamento social à violência contra as mulheres. O objetivo é a prevenção para redução dos índices de violência a médio e longo prazo.  

Segundo a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, “todas nós sabemos o quanto as mulheres estão engajadas na luta pela vida sem violência. O governador tem pedido essa ação nessas questões em todas as pastas, e a Seades tem apoiado colocando todo o trabalho de enfrentamento à pobreza e extrema pobreza em evidência para mães, mulheres que são chefes de família, mulheres indígenas e de comunidades quilombolas. Precisamos visibilizar esses grupos, destacando o protagonismo dessas mulheres”.

Com direção artística de Hebe Alves, professora e diretora de teatro premiada; e direção musical da cantora e compositora Manuela Rodrigues, o evento é uma parceria da Secretaria de Políticas para as Mulheres com as secretarias estaduais da Educação, Turismo e Cultura.

Arrecadação de alimentos

A organização do evento também considerou que uma parte expressiva das meninas e mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social, violência ou pobreza menstrual, convive com a insegurança alimentar. Por isso, a SPM se somou à campanha do Bahia Sem Fome, do Governo do Estado, e o “Elas à Frente” arrecadou alimentos não perecíveis, que serão revertidos para o programa, como parte do trabalho de sensibilização da população para o tema.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Fernando Vivas

Related posts

Eco Folia Solidária: projeto incrementa mais de R$ 2 milhões na economia baiana, durante do carnaval 

Fulvio Bahia

Contribuintes baianos não precisarão mais entregar a Declaração e Apuração Mensal do ICMS a partir de 2024

Fulvio Bahia

Governo do Estado e Sebrae alinham novos projetos de desenvolvimento econômico e social na Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais