BahiaMeio AmbientePrefeitura Municipal de SalvadorSustentabilidade

Evento em Salvador discute mudanças climáticas e cidades sustentáveis

A Prefeitura de Salvador, em parceria com o Senai Cimatec, realizou na última segunda-feira (29) o evento Cidades Sustentáveis, que abre oficialmente a Chamada Cidade Zero Carbono 2024 e promove discussões importantes sobre as mudanças climáticas. Na ocasião, foi realizada imersão e conexão entre especialistas, startups, atores e tecnologias que contribuem para uma cidade mais sustentável, através de práticas da economia circular, descarbonização e de uma preocupação com as áreas ambiental, social e de governança das empresas (práticas ESG).

Titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler participou da mesa-redonda sobre Cidades Sustentáveis, ao lado do cientista e climatologista brasileiro, Carlos Nobre; do gerente de meio ambiente e licenciamento do Senai Cimatec, Pedro Pozzi e do professor titular de robótica do Senai Cimatec, Herman Augusto Lepikson.

Euler destacou algumas das ações para a redução das emissões de gases do efeito estufa que estão sendo realizados na capital baiana. Dentre elas estão os plantios promovidos pela Secis em vários pontos de Salvador; a criação de novos parques terrestres e marinho, além de iniciativas de outras secretarias, a exemplo do BRT e da aquisição de ônibus elétricos ou menos poluentes.

“Temos diversos plantios ocorrendo na cidade neste período de chuva, inclusive com a novidade de convidar a população para indicar locais e plantar conosco, este ano. Também estamos planejando entregar novos parques para a população, em bairros como Canabrava, Ipitanga e Mata Escura, além de um parque marinho na Cidade Baixa. Salvador tem a meta de se transformar em uma cidade zero carbono em 2049, quando a cidade faz 500 anos. Então essa iniciativa, juntamente com o Senai Cimatec, é uma das ações planejadas para o alcance dessa meta, incentivando o desenvolvimento de soluções que promovam a redução de gases do efeito estufa”, contou.

O cientista Carlos Nobre, que também realizou uma palestra de abertura sobre Mudanças Climáticas e Cidades Sustentáveis, ressaltou que a emissão de gases de efeito estufa nas cidades, na maioria dos casos, vem da queima de combustíveis fósseis, e também traz impacto negativo para a saúde humana. Em relação a Salvador, ele citou como outro fator de emissão os resíduos.

“É preciso implementar infraestruturas que possam processar os resíduos para não ter essas emissões. Além disso, é muito importante que as cidades comecem a ter políticas para diminuir esses riscos por meio da restauração urbana verde, restaurar muitas áreas verdes e florestas. Com isso, é possível diminuir esse efeito de supercalor das cidades e melhorar o clima”, opinou Nobre.

Para André Oliveira, superintendente executivo de planejamento e novos negócios do Cimatec, uma das discussões mais importantes é sobre como trazer mais empreendedores e mais pessoas engajadas para os desafios que os diversos setores trazem. “Cada um dos nossos campos busca cada vez mais se posicionar e se conectar com a sociedade. Para isso, é fundamental estabelecer parcerias, parcerias institucionais, com empresas, com a comunidade e com as startups, que também queiram estar conosco para a gente ir para cima desses desafios e resolvê-los. Gostaria também de lembrar que o evento Cidade Sustentável tem um grande foco de apresentar projetos, mostrar eles para a sociedade e a partir disso entregar valor”, opinou.

Soluções – O evento também contou com a apresentação das cinco startups selecionadas para receber recursos da Prefeitura para aceleração das soluções, visando a redução de gases do efeito estufa. São elas a Green Tech Inovation, a Deep Ambiente, a Constellation, a TRL9 Lab e a Ecoloy.

 A Prefeitura apoiará financeiramente os projetos selecionados, por meio da concessão de bolsas de pesquisa para a realização do co-desenvolvimento e prova de conceito de propostas apresentadas pelas startups de base tecnológica e instituições demandantes, atendendo aos compromissos assumidos com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia.

Programa – A Chamada Cidade Zero Carbono é um programa da Prefeitura de Salvador, em parceria com o Senai Cimatec, que busca co-desenvolver negócios e soluções inovadoras, através da criação de conexões entre desafios de indústrias de médio e grande porte e soluções inovadoras trazidas por startups e empresas de base tecnológica que promovam a competitividade e sustentabilidade dos setores produtivos baseando-se em uma economia de baixas emissões de carbono, até alcançar a neutralidade.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

MP ajuíza execução de acordo para Casa Nova implantar educação ambiental no município

Fulvio Bahia

Preservação e desenvolvimento sustentável de biomas brasileiros norteiam acordo BNDES e FAO

Fulvio Bahia

Lideranças de pescadores reivindicam mudanças em políticas públicas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais