CulturaMulherViolência Contra a Mulher

Evento na UFBA discute avanços e desafios das políticas de saúde das mulheres

O seminário acontecerá no Dia internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher e tem apoio do Fundo Canadá para Iniciativas Locais

No próximo dia 25 de novembro, considerado Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher, a Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia será palco do II Seminário “MULHERES, POLÍTICA E PODER: CAMINHOS DOS DIREITOS REPRODUTIVOS”, promovido pelo Coletivo MUPPS com o apoio do Fundo Canadá para Iniciativas Locais e nove organizações sociais, como o Ministério Público, Câmara de vereadores e Unidades de Saúde (Postos e Hospitais) locais e regionais de assistência à Mulher.

O evento visa criar um espaço de diálogo para fortalecer a Rede de Defesa dos Direitos à Dignidade Menstrual e Saúde Reprodutiva, destacando o protagonismo das mulheres e a luta pelo acesso a políticas públicas e garantias de direitos. Além disso, busca contribuir para a expansão do empoderamento coletivo de mulheres que residem na periferia urbana de Salvador, Bahia.

A programação diversificada inclui Mesas de Diálogo, Exposição Cultural e Oficinas Interativas e Formativas. As inscrições são limitadas e estão abertas do dia 05 a 20 de novembro, ou até o preenchimento total das vagas. As oficinas terão temas como: gênero, Raça, Dignidade Menstrual, Direitos Reprodutivos e Sexualidade, sendo ministradas por pesquisadoras da saúde coletiva e saúde da mulher,  trazendo uma perspectiva única, como foco em enriquecer o debate e proporcionar ferramentas para um entendimento mais aprofundado dessas questões.

Sobre o Coletivo MUPPS:

O Coletivo de Mulheres, Políticas Públicas e Sociedade (Coletivo MUPPS) é uma Organização Social sem fins lucrativos, nascida em 2019 do engajamento de mulheres nos mais diversos espaços. Seu princípio é a luta e promoção dos direitos e formação política da mulher e menina, com recorte de raça e gênero. O MUPPS atua de forma multidisciplinar, propondo ações para superar as desigualdades de gênero e promover a libertação das opressões que envolvem as mulheres.

Em 2019, o MUPPS foi criado com o objetivo de ampliar o olhar para a mulher, evidenciando sua raça, classe, religiosidade, cultura, educação, saúde, violência e diversidade. Atualmente, o MUPPS contribui para o fortalecimento da luta pelos direitos das mulheres e meninas, desenvolvendo ações de prevenção e enfrentamento às violências praticadas contra elas, incluindo o racismo institucional e estrutural.

SERVIÇO:

  • O QUÊ: II Seminário “MULHERES, POLÍTICA E PODER: CAMINHOS DOS DIREITOS REPRODUTIVOS” – Oficinas Interativas e Formativas
  • QUANDO: 25 de novembro de 2023, a partir de 8h
  • INSCRIÇÃO: https://www.even3.com.br/seminario-direitos-reprodutivos-2023/
  • ONDE: Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia

QUANTO: Gratuito

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação



Related posts

ALBA: Comissão da Mulher manifesta oposição ao PL 1904/2024

Fulvio Bahia

Museus do Pelourinho celebram Bicentenário da Independência

Fulvio Bahia

Funceb levará 10 bandas filarmônicas ao Desfile Cívico 2 de Julho

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais