CulturaMulherViolência Contra a Mulher

Evento na UFBA discute avanços e desafios das políticas de saúde das mulheres

O seminário acontecerá no Dia internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher e tem apoio do Fundo Canadá para Iniciativas Locais

No próximo dia 25 de novembro, considerado Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher, a Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia será palco do II Seminário “MULHERES, POLÍTICA E PODER: CAMINHOS DOS DIREITOS REPRODUTIVOS”, promovido pelo Coletivo MUPPS com o apoio do Fundo Canadá para Iniciativas Locais e nove organizações sociais, como o Ministério Público, Câmara de vereadores e Unidades de Saúde (Postos e Hospitais) locais e regionais de assistência à Mulher.

O evento visa criar um espaço de diálogo para fortalecer a Rede de Defesa dos Direitos à Dignidade Menstrual e Saúde Reprodutiva, destacando o protagonismo das mulheres e a luta pelo acesso a políticas públicas e garantias de direitos. Além disso, busca contribuir para a expansão do empoderamento coletivo de mulheres que residem na periferia urbana de Salvador, Bahia.

A programação diversificada inclui Mesas de Diálogo, Exposição Cultural e Oficinas Interativas e Formativas. As inscrições são limitadas e estão abertas do dia 05 a 20 de novembro, ou até o preenchimento total das vagas. As oficinas terão temas como: gênero, Raça, Dignidade Menstrual, Direitos Reprodutivos e Sexualidade, sendo ministradas por pesquisadoras da saúde coletiva e saúde da mulher,  trazendo uma perspectiva única, como foco em enriquecer o debate e proporcionar ferramentas para um entendimento mais aprofundado dessas questões.

Sobre o Coletivo MUPPS:

O Coletivo de Mulheres, Políticas Públicas e Sociedade (Coletivo MUPPS) é uma Organização Social sem fins lucrativos, nascida em 2019 do engajamento de mulheres nos mais diversos espaços. Seu princípio é a luta e promoção dos direitos e formação política da mulher e menina, com recorte de raça e gênero. O MUPPS atua de forma multidisciplinar, propondo ações para superar as desigualdades de gênero e promover a libertação das opressões que envolvem as mulheres.

Em 2019, o MUPPS foi criado com o objetivo de ampliar o olhar para a mulher, evidenciando sua raça, classe, religiosidade, cultura, educação, saúde, violência e diversidade. Atualmente, o MUPPS contribui para o fortalecimento da luta pelos direitos das mulheres e meninas, desenvolvendo ações de prevenção e enfrentamento às violências praticadas contra elas, incluindo o racismo institucional e estrutural.

SERVIÇO:

  • O QUÊ: II Seminário “MULHERES, POLÍTICA E PODER: CAMINHOS DOS DIREITOS REPRODUTIVOS” – Oficinas Interativas e Formativas
  • QUANDO: 25 de novembro de 2023, a partir de 8h
  • INSCRIÇÃO: https://www.even3.com.br/seminario-direitos-reprodutivos-2023/
  • ONDE: Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia

QUANTO: Gratuito

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação



Related posts

Festa da Boa Morte acontece no município de Cachoeira entre os dias 13 e 17 de agosto

Fulvio Bahia

TVE transmite festejos do Dia de Iemanjá nesta sexta (2), direto do Rio Vermelho

Fulvio Bahia

Marta diz que 14 de Março é marco contra o machismo: “Mostrar que ninguém nos cala e exigir mais mulheres na política”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais