BrasilCiênciaCiênciaPesquisasSaúdeSaúde MentalTratamento

Exercícios físicos e canabinoides no combate ao estresse crônico

Cientistas provaram como a atividade física e a ativação do sistema endocanabinoide podem transformar o tratamento para o estresse crônico

O estresse crônico é um dos maiores vilões da saúde mental. Quando uma pessoa está constantemente exposta a situações estressantes, os sintomas se repetem e se prolongam, prejudicando profundamente a qualidade de vida desse indivíduo.

A partir do momento que o estresse se torna crônico, se torna mais perigoso para a saúde e pode provocar outros sintomas. Isso acontece porque, em situações estressantes e repetidas, o corpo libera hormônios do estresse, como o cortisol.

Essas substâncias em níveis elevados podem levar a problemas de saúde, como distúrbios digestivos e do sono, pressão alta e doenças cardíacas.

O tratamento do estresse crônico envolve a adoção de estratégias variadas, que incluem medicação, ajustes no estilo de vida e acompanhamento psicológico. Infelizmente, muitos tratamentos são ineficazes, frustrando cerca de um terço dos pacientes que buscam alívio.

Por outro lado, cada vez mais a comunidade médica tem voltado suas atenções para a importância dos exercícios físicos e do sistema endocanabinoide para o manejo dessa condição.

teste de estresse

Neurogênese e estresse crônico

Uma área promissora de pesquisa explora a relação entre o estresse crônico e a neurogênese (o processo de criação de novos neurônios no nosso cérebro). O estresse crônico prejudicaria esse processo, resultando em uma diminuição do tamanho e da atividade do hipocampo.

Essa é uma região cerebral importante no processamento de emoções, memórias e aprendizagem. Alguns tratamentos para o estresse crônico envolvem o estímulo dessa área do cérebro com o uso de medicamentos convencionais.

Por outro lado, outras abordagens não medicamentosas surgem como uma alternativa para complementar o tratamento. Entre essas abordagens se destacam o exercício físico e o sistema endocanabinoide. A prática de esportes e o uso de produtos com canabinoides teriam a capacidade de potencializar a medicação convencional, possibilitando que o paciente reduza as doses e sinta menos efeitos colaterais.

O papel dos canabinoides no combate ao estresse crônico

Entre outras competências, o sistema endocanabinoide tem um papel importante na regulação da neurogênese e na resposta ao estresse. A ativação dos receptores endocanabinoides seria uma forma de reduzir a resposta inflamatória do nosso corpo ao estresse, inclusive quando ele se torna crônico.

Assim, uma estratégia promissora para o tratamento dessa condição envolve a ativação do sistema endocanabinoide e o estímulo à prática de exercícios, pois o exercício físico aumenta também a produção do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF na sigla em inglês), uma proteína responsável pela regulação da sobrevivência dos neurônios e na plasticidade das sinapses.

Nesse cenário, um grupo de cientistas portugueses realizou um experimento em laboratório para investigar o impacto da combinação de exercícios físicos e a estimulação dos receptores endocanabinoides (mais precisamente o receptor do tipo CB2) em indivíduos com estresse crônico.

Estimulando o sistema endocanabinoide

Para realizar o estudo Cannabinoid type 2 receptor inhibition enhances the antidepressant and proneurogenic effects of physical exercise after chronic stress, os cientistas analisaram animais no laboratório que foram cronicamente estressados. Além de colocar os roedores para se exercitarem, os cientistas também administraram uma substância que se conecta aos receptores CB2 do sistema endocanabinoide desses animais.

Os resultados foram esclarecedores, revelando que a combinação de exercícios físicos e a ativação do CB2 melhorou significativamente os déficits emocionais e cognitivos causados pelo estresse crônico. Desse modo, essas abordagens resultaram em:

  • Aumento dos níveis de BDNF no hipocampo;
  • Redução da neuroinflamação;
  • Aumento das taxas de proliferação e diferenciação de novos neurônios no hipocampo.

Esses dados indicam que um tratamento combinando exercícios e produtos com Cannabis pode ser extremamente vantajoso para os pacientes com estresse crônico. No artigo, os autores destacaram o impacto dessa abordagem no cérebro.

“Nosso trabalho mostra que uma estratégia que une a inibição do [receptor] CB2 em combinação com exercícios físicos pode ser uma abordagem útil para neutralizar os efeitos do estresse crônico em termos de comportamento e eventos relacionados à plasticidade no hipocampo.

No geral, as nossas observações destacam uma nova abordagem multimodal para o tratamento de patologias relacionadas com o estresse. Estudos futuros devem se concentrar em compreender se os efeitos deste tratamento conjunto se expandem para outras regiões do cérebro e quais mediadores intracelulares estão por trás das ações desta estratégia combinada.”

Os cientistas estão empenhados em encontrar formas de lidar com o estresse crônico, condição que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Incluir produtos com Cannabis e a prática frequente de exercícios físicos pode ser transformador para esses pacientes, aumentando a eficácia dos tratamentos em andamento e reduzindo a incidência de efeitos colaterais.

Fonte: Cannabis e Saúde / Gregório Ventura
Imagem: Reprodução

Related posts

Em cinco dias de atuação, bombeiros baianos já resgataram mais de 212 pessoas e 20 animais no RS

Fulvio Bahia

Associação canábica Maria Flor realiza assembleia geral e reelege diretoria

Fulvio Bahia

Para zerar estoque, Salvador terá vacinação contra a dengue nesta segunda (22)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais