Agricultura FamiliarBahiaGoverno do Estado

Experiência de Farmácia Verde se destaca entre agricultoras familiares do Recôncavo da Bahia 

Você já ouviu falar em ‘Farmácia Verde’? No município de Sapeaçu, território do Recôncavo, ela faz sucesso. Idealizada na pandemia, é um modelo de farmácia que valoriza a cultura de plantas medicinais, possibilitando o resgate da prática em comunidades rurais. Cultivada dentro de quintais produtivos, foi mais uma novidade propiciada pelo projeto Ater Mulheres Rurais no município, que beneficia diretamente 90 agricultoras familiares. 

“As Farmácias Verdes são sinônimo de prosperidade. Conseguimos, com elas, mostrar não só para as mulheres do projeto, mas, também, para toda a população do entorno, a importância das ervas medicinais. Elas, hoje, são tidas como a cura de muitos males que, às vezes, dentro da medicina convencional, se tornam caros. São 90 farmácias verdes, contemplando todas as 90 mulheres que estão inseridas no projeto”, explica o técnico de Ater do Instituto de Desenvolvimento Social e Agrário do Semiárido (Idesa), Antônio Araújo. 

Agricultora familiar residente na comunidade Tapera de Léo, Aida Ressureição foi uma das beneficiadas. Quando perguntada sobre a importância da farmácia, ela comemora: “em vez de a gente tomar um comprimido, a gente toma um chá. É bem melhor, mais saudável e com menor custo”.

“Tenho Cana de Macaco, que aprendi que serve para o coração. O Capim Santo, que é bom para a pressão. Capim Limão, que serve para fazer repelente. Anador, para a dor, e o Boldo que serve para dor de barriga, dor de estômago, mal estar. Foi através do projeto que a gente viu o quanto a gente trabalha na roça”, completa Aida. 

A iniciativa se junta ao conjunto de ações promovidas pelo Ater Mulher, um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) que propicia o empoderamento feminino em comunidades rurais da Bahia, fortalecendo a autoestima da agricultora familiar e levando novos conhecimentos de autogestão, diversificação produtiva e associativismo, para que essa mulher se torne autônoma. Em Sapeaçu, é executado numa parceria entre Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e Idesa. 

Fonte: Ascom/SDR
Foto: Divulgação

Related posts

Lídice da Mata e OAB-BA pedem a instalação de Superintendência do INSS no Estado

Fulvio Bahia

SineBahia oferece vagas de emprego em Salvador e RMS nesta terça (2)

Fulvio Bahia

Beneficiários do Bolsa Família têm até 28 de junho para atualizar as condicionalidades de saúde

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais