A Expo Casa Artesanato da Bahia, evento que será aberto nesta sexta-feira, 14, às 11h, vai surpreender o público com um novo formato, que reunirá comercialização de produtos de artesãs e artesãos, oficinas, workshops e programação musical. O espaço estará aberto ao público até o dia 14 de agosto, no Shopping Barra, 4º piso, localizada na antiga Tok&Stok.
A Expo é uma realização da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, em parceria com a Associação Fábrica Cultural. Este evento conta com o apoio do Shopping Barra.
No espaço, de 100m², baianos e turistas terão a oportunidade de conhecer as rotas do artesanato baiano através de uma instalação temática, associada às obras de mestras artesãs e mestres artesãos nas regiões do estado.
Nesta primeira ação temporária no Shopping Barra, as ações de vendas estarão voltadas para o seu público consumidor. Além disso, haverá atendimento especial aos turistas, através da parceria com a Secretaria de Turismo do Governo do estado da Bahia – SETUR.
Na loja estarão dispostos itens utilitários, acessórios, peças de cerâmicas, e de diversas técnicas tradicionais e inovadoras do artesanato baiano. Além de adquirir o produto, o visitante terá oportunidade de conhecer o trabalho de artesãs e artesãos baianos, com a exposição de técnicas que representam a rota do artesanato.
A ação também marca a ativação da Casa Artesanato da Bahia, conceito que consolida as ações de políticas públicas e o Centro de Comercialização – Loja Artesanato da Bahia. Paralelo a Expo, a Casa Artesanato da Bahia será inaugurada, no dia 28 de julho, com apresentação de sua nova infraestrutura. Além da loja, o projeto da arquiteta Ana Kallil contempla o Memorial do Artesanato Baiano, espaços para exposições, cursos e workshops, entre outros.
Workshop e Seminário
A programação de cursos e workshops de qualificação vão contemplar artesãs(ãos) e visitantes. Com foco principal nos saberes, na difusão de temas relacionados ao desenvolvimento de negócios e na promoção do artesanato indígena, as formações terão carga horária de duas a seis horas cada, com direito a certificado.
A programação será aberta pela oficina sobre produção de artesanato em crochê, em Salvador. Já a formação ‘Vivências ancestrais: Tecendo histórias na palha com Mulheres Negras’, vai reunir artesãs afros, que tem a piaçava e as palhas da bananeira, coqueiro e licuri como matéria prima para a produção de acessórios. Na ação serão abordados os percursos das mulheres no artesanato, coleta da matéria prima, formas de comercialização e o trançado.
Dividido em três etapas, o workshop ‘Precificação: valor social X valor financeiro: quanto deve custar o seu produto?’ tem como foco a gestão financeira no dia a dia, com apresentação dos conceitos de custos, lucro e saldo; exposição de fórmulas para cálculo. A programação das ações de qualificação será encerrada com o seminário ‘Artesanato Indígena e Mercado’, com atividade formativa voltada para a identificação dos nichos de mercado social e econômico de escoamento dos produtos indígenas.
Expo Casa do Artesanato
Quando: 14 de julho a 14 de agosto
Onde: Shopping Barra – 4º piso (espaço que funcionou a Tok&Stok)
Programação
18 e 19/07: Encontro de Crocheteiras, das 14h às 17h
20/07: Workshop precificação 01, das 15h às 17h
25 e 26/07: Vivências ancestrais, das 10h às 12h e 16h às 18h
27/07: Workshop precificação 02, das 15h às 17h
01/08: Oficina de Mosaico, das 14h às 18h
03/08: Workshop precificação 03, das 15h às 17h
09/08: Seminário “Artesanato Indígena e Mercado, das 14h às 17h
Fonte / Imagem: ASCOM SETRE/BA