BahiaMeio AmbientePreservação AmbientalSustentabilidade

Expo Darwin200: Uma semana de exposições e educação ambiental na Bahia

A Bahia promoverá, entre os dias 19 e 27 de outubro, a Expo Darwin200, uma semana de exposições que terá como fator principal a visita do maior veleiro de bandeira holandesa em Salvador, o Oosterschelde, o qual ficará atracado para visitação de alunos, professores e sociedade civil, promovida pelo Governo do Estado, em parceria com instituições que apoiam iniciativas científicas e de educação ambiental para a sustentabilidade.

Durante a estadia da expedição Darwin200 em Salvador, uma série de atividades serão promovidas pelo Governo da Bahia, por meio de suas Secretarias estaduais, visando apoiar iniciativas de conservação da biodiversidade e de educação ambiental para a sustentabilidade, sob a coordenação da Superintendência de Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SPA/Sema) e com o apoio da Secretaria de Turismo (SETUR), Secretaria de Educação (SEC), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Secretaria de Cultura (SECULT), e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), Marinha do Brasil, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Bahia Pesca, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai CIMATEC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), dos Projetos TAMAR, Baleia Jubarte, Redemar Brasil, e das empresas Suzano Papel e Celulose e Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás.

Além de palestras, exposições e incursões que serão realizadas no mais belo veleiro histórico de bandeira holandesa, serão promovidos ainda tours pela Baía de Todos-os-Santos para estudantes pré-selecionados via cadastro no Sympla. Durante as visitações, a Secretaria de Educação (SEC) trará, dos 27 territórios, cerca de 361 alunos que nunca viram o mar e um veleiro, selecionados entre quilombolas, indígenas, assentados do Movimento Sem Terra (MST).

Sob a supervisão da Marinha do Brasil, também serão promovidas visitas ao Navio-Patrulha Oceânico (NPaOcApa) “Apa”, para os inscritos no evento. Com grande autonomia e capacidade de operar com um helicóptero e duas lanchas, o navio tem como missão fiscalizar a “Amazônia Azul” que inclui a proteção às riquezas submarinas ali existentes, como as reservas de petróleo e gás, além de reprimir atividades ilícitas como pesca ilegal, contrabando, narcotráfico e prevenção à poluição do meio ambiente.

Previsto para atracar no Terminal Marítimo de Salvador – CONTERMAS, nesta terça-feira (17), o veleiro viabilizará iniciativas de educação ambiental para estudantes, universitários e jovens líderes conservacionistas. Entre os dias 19 e 27 de outubro, a Expo Darwin200 conta com uma programação repleta de atividades envolvendo temáticas ambientais. Dentre as atrações, destaca-se a biblioteca itinerante “Passe e Pegue”, onde os participantes poderão desfrutar de uma vasta seleção de livros relacionados ao meio ambiente. Além disso, haverá exposições sobre o Projeto Tamar e Baleia Jubarte, bem como a presença de instituições renomadas como Fiocruz, Cimatec e Bahia Pesca, cada uma trazendo sua contribuição para a conscientização ambiental.

Outras atrações incluem uma exposição marinha fascinante, a Praça da Ciência, que proporcionará experiências interativas e educativas, e um stand da FLEM, onde os visitantes poderão obter mais informações sobre os projetos e iniciativas promovidos pela instituição em prol do desenvolvimento sustentável. E para completar essa jornada de conhecimento e diversão, será possível embarcar em um navio turístico pela Marinha, explorando as belezas naturais da região de forma única.

Não perca essa oportunidade! CLIQUE AQUI e garanta já a sua participação.

DARWIN200 é uma viagem global pioneira de dois anos (2023-2025) de 40.000 milhas náuticas a bordo do histórico navio Oosterschelde para treinar e capacitar 200 jovens líderes conservacionistas determinados e inspirar soluções para os maiores desafios ambientais do nosso planeta. O veleiro Oosterschelde, de bandeira holandesa, foi originalmente construído em 1917 e maravilhosamente restaurado. A rota da viagem vai para todos os principais portos visitados por Darwin e alguns extras, mas não atravessa o Oceano Índico.

Fonte / Imagem: ASCOM INEMA

Related posts

Boxe: Comissão avalia positivamente desempenho no Mundial de Tashkent

Fulvio Bahia

Plano Ferroviário da Bahia aponta corredores estruturais e necessidade de integração logística

Fulvio Bahia

Jerônimo sanciona lei que reestrutura carreira de professor indígena

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais