A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia preparou uma série de atividades que irão marcar as celebrações em comemoração ao mês dedicado às mulheres. As atividades serão realizadas durante todo o mês, mas o ponto alto das celebrações acontecerá nos dias 7 e 8 de março (Dia Internacional da Mulher), no Museu de Arte Moderna de Salvador (MAM) e contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.
Com um espaço composto por 36 stands, espaço para shows e palestras inspiradoras, a Expo Mulher promete ser um marco na celebração da força, da diversidade, do empoderamento feminino e contará com a participação de 100 mulheres empreendedoras de diversos segmentos como, cosméticos, vestuário, alimentação, artesanato, agricultura familiar e economia, solidária, jóias, cultura, literatura, oferta de serviços, dentre outros.
Uma oportunidade única para apoiar e reconhecer o talento e a criatividade das mulheres de todo o estado, em diversos setores da sociedade. “A Expo Mulher será um ambiente inclusivo e acolhedor, no qual a arte, a cultura, a valorização, o respeito, a oportunidade e o debate se unem para promover a igualdade de gênero e a valorização da mulher em todas as suas dimensões”, projetou a secretária da SPM, Elisangela Araújo.
A Expo Mulher SPM 2024 será um espaço voltado para mulheres empreendedoras com exposição de produtos e serviços produzidos por mulheres com objetivo de fortalecer a autonomia econômica do público feminino.
Na abertura oficial do evento (7), o público será contemplado com apresentações culturais, visitação de stands, workshop de inclusão produtiva, palestras e orientações para acesso a microcréditos, ampliação de negócios e possibilidades de inserção no mercado de trabalho com presenças confirmadas de representantes do Sebrae Delas, Desenbahia, Credibahia, Crediafro, Sine Bahia Mulher e Banco do Nordeste. Neste dia, o grupo Samba de Oyá fará uma linda apresentação.
No dia 8, Dia Internacional da Mulher, a Expo Mulher contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que fará anúncio de editais, entregas de certificados do Projeto “Elas à Frente na Pesca”, assinaturas de termos de colaboração de ganhadoras de editais e ordens de serviços. Além disso, a programação contará com Talk Shows com Empreendedoras, com trilhas de sucesso que prometem inspirar, um desfile de moda e assessórios com as próprias expositoras e o grande show de encerramento “Elas à Frente no Samba”, a partir das 17h, com apresentações de Mariene de Castro, As Ganhadeiras de Itapuã, Gal do Beco, Juliana Ribeiro e participação da DJ Libre Ana.
Homenagem
O Samba é uma homenagem a Tia Ciata, Matriarca do Samba, natural do Recôncavo da Bahia e uma das figuras femininas mais importantes da cultura brasileira no século XX, Tia Ciata é a inspiração da segunda edição do Festival Elas à Frente, que este ano é especialmente dedicada às mulheres do Samba.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres é responsável por promover a igualdade de gênero, combater a violência contra a mulher e garantir os direitos e a autonomia sócio produtiva das mulheres no Estado e o mês de março será mais um mês para reafirmar esse compromisso. “Promovemos muitas ações durante todo o ano, entretanto, o nosso esforço foi trazer uma programação diversificada e enriquecedora que será realizada durante todo o mês de março para todas as nossas mulheres. Esse convite é para todas, todos e todes”, finalizou a Secretária de Políticas Para as Mulheres, Elisangela Araújo.
O Festival é gratuito e o acesso será mediante doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao projeto Bahia sem Fome.
Serviço: “Expo Mulher Elas à Frente”
Local: Museu de Arte Moderna – MAM (Av. Lafayete Coutinho, s/n)
Horário: 07 e 08 de março, das 9h às 18h.
14 de Março 2024
Audiência Pública sobre os casos de Violência Política de Gênero e Raça
Lançamento do Grupo de Trabalho Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça
Elaboração do Protocolo de Prevenção e Enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça
26 de Março 2024
Encontro Mulher e Política: Pelo empoderamento político das mulheres ALBA
Presença de candidatas, parlamentares, pesquisadoras e artistas para debater a participação e representatividade das mulheres e suas diversidades, incentivando o empoderamento na política para que mais mulheres ocupem os espaços de poder e tomada de decisão.
Anúncio do Edital Mulher no Mundo do Trabalho
Anúncio da Plataforma Mulheres na Política
Evento de Certificação das Empresas com o Selo Lilás – ALBA
Reconhecer e certificar as empresas que promovam ações de valorização da mulher e de enfrentamento da desigualdade de gênero no ambiente de trabalho pelo Selo Lilás.
25 de Abril 2024
Seminário Mulheres Comunicadoras
A comunicação como narrativa em relação a representatividade de gênero. Mapeando comunicadoras da Bahia para Formação de Multiplicadoras, homenageando e lembrando das primeiras comunicadoras.
Anúncio do Edital Mulheres Quilombolas
Anúncio do Edital Mulheres no Esporte
Fonte: Ascom/SPM
Foto: Divulgação