CulturaExposiçãoHomenagem

Exposição em homenagem a Moraes Moreira recebe 10 mil visitações no primeiro mês de funcionamento

Espaço funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h durante três meses, com acesso gratuito.

Lançada no dia 8 de agosto, no Museu de Arte da Bahia (MAB), a exposição Mancha de Dendê não sai – Moraes Moreira, uma iniciativa inédita que tem como objetivo proporcionar aos visitantes uma imersão sensorial na história da música popular e da cultura brasileira por meio da vida e obra de um dos artistas mais relevantes do país.

Mancha de Dendê não sai – Moraes Moreira, mostra única e exclusiva, apresenta uma retrospectiva abrangente da carreira de Moraes Moreira, destacando sua versatilidade como compositor, suas parcerias musicais, suas incursões na literatura e suas raízes profundamente conectadas à Bahia. A exposição explora a diversidade musical do Brasil com canções do artista, reconhecido por mesclar ritmos como frevo, baião, rock, samba, choro e música erudita em suas composições. Além disso, são evidenciadas suas colaborações musicais com seu filho Davi Moraes, assim como suas incursões no campo da literatura como cordelista e cronista de histórias da Bahia.

O artista foi um importante representante da música regional, verdadeiro ícone da cultura brasileira, com uma carreira que abrangeu diversas formas de expressão artística. Além de cantor, compositor e músico, ele também foi um agitador cultural, escritor, cantador e poeta. Sua produção artística foi intensa e significativa até sua partida em 13 de abril de 2020. A mostra é uma merecida homenagem a esse legado duradouro e à sua personalidade marcante, refletida tanto em seu trabalho artístico quanto em suas raízes baianas. Salvador foi escolhida como ponto de partida para a exposição, que, ainda neste ano, irá estrear também no Rio de Janeiro.

A exposição foi idealizada pela produtora cultural, diretora da Maré Produções Culturais, Fernanda Bezerra e pela cenógrafa Renata Mota, que também assina a direção de arte e curadoria do projeto e é um projeto apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio da Bahiagás e do Instituto Cultural Vale. A ação é uma realização da Maré Produções Culturais, Ministério da Cultura e Governo Federal.

O Museu de Arte da Bahia é um equipamento administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). Funciona de terça-feira a domingo, de 10h às 18h.

Fonte: Ascom/Ipac
Foto: Divulgação

Related posts

Téo Senna pede reconhecimento para quadrilhas juninas

Fulvio Bahia

Pré-lançamento de filme celebra legado de Ruy Barbosa

Fulvio Bahia

World Clean Up Day Baía de Todos-os-Santos vai promover educação ambiental na capital e interior

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais