CulturaExposiçãoHomenagem

Exposição “Nasce o Sol a 2 de Julho” celebra a festa com textos de Jorge Amado

A Fundação Casa de Jorge Amado e o Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia, montaram no Mirante das Letras da Fundação, e na Estação Campo da Pólvora, do Metrô Bahia, a exposição “Nasce o Sol a 2 de Julho” com o objetivo de celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.

“Nasce o Sol a 2 de Julho” é composta por 10 painéis. O primeiro deles contém um texto da historiadora Socorro Targino Martinez, “A Festa da Independência”; o segundo, interativo, tem a letra do Hino ao Dois de Julho. Nele, ao se clicar, se pode ouvir a composição; há quatro textos de Jorge Amado sobre a data e a festa, publicados no livro Bahia de Todos os Santos e outro especialmente escrito para o jornal O Imparcial.

Myriam Fraga assina o texto do painel sobre a Fundação Casa de Jorge Amado, que foi inaugurada em 1986 e ganhou outro painel com fotos. Por fim, no último painel, Zélia Gattai, que nasceu no dia dois de julho, revela, num trecho do seu discurso de quando recebeu o título de Cidadã Baiana, como Jorge Amado “roubou” o pipocar de fogos da alvorada da independência da Bahia e o dedicou a ela.

Todas as imagens fazem parte do acervo da Fundação Casa de Jorge Amado. “Nesta exposição procuramos trazer algumas referências emblemáticas e curiosas. São textos e fotografias que registram a importância do marco para a Fundação, de uma forma bem particular, além da tradição da forte participação popular”, revela Angela Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado.

Sobre o Instituto CCR – Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente. E o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs, somando 49 mil beneficiados em 2022. Seu foco são iniciativas em cultura, educação, esporte e saúde, com R$ 49 milhões aplicados ao longo do ano passado. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

Sobre a CCR Metrô Bahia – A CCR Metrô Bahia tem nove anos de operação na Bahia. São mais de 34km de extensão, duas linhas, 21 estações e nove terminais integrados, sendo oito deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 350 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 1,6 milhões de viagens, cerca de 28 milhões de quilômetros rodados e mais de 490 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.370 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2023.

Sobre a Fundação Casa de Jorge Amado – Uma casa de palavras, fiel ao destino que lhe traçaram desde o início quando era apenas um sonho, a Fundação Casa de Jorge Amado — múltipla, inquieta, mutável e mutante, foi inaugurada a 7 de março de 1987 com a missão de preservar e difundir o trabalho do escritor Jorge Amado, garantindo a permanência de sua obra e assegurando-lhe a continuidade através da memória. Localizada no Centro Histórico de Salvado, a Casa abriga uma exposição permanente e o acervo do escritor. Lugar onde tudo acontece, a Instituição é ponto de referência na geografia cultural da cidade, realizando atendimento monitorado às escolas, seminários, oficinas, lançamentos de livros e discos e exposições. A Fundação é também responsável pelo Selo Casa de Palavras e pela realização da Festa Literária Internacional do Pelourinho-FLIPELÔ, considerada um dos principais eventos literários do país.

 Fonte / Imagem: Assessoria de Imprensa da Fundação Casa de Jorge Amado – Doris Pinheiro

Related posts

Exposição com charges sobre sustentabilidade é lançada na UFBA, durante Semana do Meio Ambiente

Fulvio Bahia

Oxe, É Jazz de novembro traz à tona emoção e pluralidade musical para grande público

Fulvio Bahia

Fortalecimento da educação dos povos originários marca a celebração do Dia Internacional dos Povos Indígenas na Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais