CulturaSalvadorTeatro

Fábrica de Musicais tem terceiro espetáculo vencedor do Prêmio Braskem de Teatro

Em 2023, a edição especial do Fábrica de Musicais – “200 anos de Independência do Brasil na Bahia” – com o espetáculo “Resistência Cabocla”, recebeu o Prêmio Braskem de Melhor Direção, com Cássia Valle, Leno Sacramento e Valdinéia Soriano. A premiação ocorreu na quarta-feira (29), no Teatro Sesc Casa do Comércio, na Avenida Tancredo Neves.

O reconhecimento reafirma a qualidade do trabalho de políticas públicas para cultura de Salvador, fomentada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), nos últimos dez anos. O edital, que chegou à terceira edição em 2023, tem se destacado pela contribuição significativa para a cena cultural da cidade.

No primeiro ano do Fábrica, o espetáculo “Sonho de uma Noite de Verão na Bahia” foi reconhecido no Prêmio Braskem de Teatro 2020, elevando o prestígio da produção local. Foram quatro indicações naquela edição: Melhor ator (Jarbas Oliver), Melhor Direção Musical (Yacoce Simões), Melhor Espetáculo Adulto e Melhor Atriz, com Ana Mametto, vencedora da categoria. Já em 2022, o espetáculo NAU, fruto do Edital Fábrica de Musicais – Ano II, foi o vencedor da categoria Melhor Espetáculo Adulto.

O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, salienta que o Edital Fábrica de Musicais nasceu para impulsionar o teatro musical em Salvador, trazendo consigo a essência genuína do povo soteropolitano: dança, música e teatro. “A ideia é criar o palco perfeito para essa mistura cultural única, onde a batida do coração da cidade se encontra com passos de dança e melodias envolventes, seguindo um roteiro cadenciado. O objetivo é criar um cenário onde essas formas de arte se entrelacem, celebrando Salvador como o lar natural do teatro musical e enaltecendo as características marcantes de seus habitantes”, relata. 

Fábrica de Musicais – O edital visa contribuir para a profissionalização e fortalecimento do teatro musical, linguagem artística pouco explorada em Salvador. Une também música e dança, através de um intercâmbio entre profissionais com formação e expertise nas áreas de criação e produção de espetáculos teatrais musicais em nível nacional e local.  

A intenção é de que esses conhecimentos cheguem até a capital baiana, além de atividades formativas realizadas no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro, durante dez meses, a fim de fortalecer a tradição de musicais em Salvador. 

Fonte: SECOM PMS

Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

BahiAndaluz faz “gira” pela Europa

Fulvio Bahia

Prefeitura inaugura novo Pronto Atendimento Psiquiátrico no 5º Centro de Saúde

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador abre 47 vagas de estágio em diferentes áreas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais