Em 2023, a edição especial do Fábrica de Musicais – “200 anos de Independência do Brasil na Bahia” – com o espetáculo “Resistência Cabocla”, recebeu o Prêmio Braskem de Melhor Direção, com Cássia Valle, Leno Sacramento e Valdinéia Soriano. A premiação ocorreu na quarta-feira (29), no Teatro Sesc Casa do Comércio, na Avenida Tancredo Neves.
O reconhecimento reafirma a qualidade do trabalho de políticas públicas para cultura de Salvador, fomentada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), nos últimos dez anos. O edital, que chegou à terceira edição em 2023, tem se destacado pela contribuição significativa para a cena cultural da cidade.
No primeiro ano do Fábrica, o espetáculo “Sonho de uma Noite de Verão na Bahia” foi reconhecido no Prêmio Braskem de Teatro 2020, elevando o prestígio da produção local. Foram quatro indicações naquela edição: Melhor ator (Jarbas Oliver), Melhor Direção Musical (Yacoce Simões), Melhor Espetáculo Adulto e Melhor Atriz, com Ana Mametto, vencedora da categoria. Já em 2022, o espetáculo NAU, fruto do Edital Fábrica de Musicais – Ano II, foi o vencedor da categoria Melhor Espetáculo Adulto.
O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, salienta que o Edital Fábrica de Musicais nasceu para impulsionar o teatro musical em Salvador, trazendo consigo a essência genuína do povo soteropolitano: dança, música e teatro. “A ideia é criar o palco perfeito para essa mistura cultural única, onde a batida do coração da cidade se encontra com passos de dança e melodias envolventes, seguindo um roteiro cadenciado. O objetivo é criar um cenário onde essas formas de arte se entrelacem, celebrando Salvador como o lar natural do teatro musical e enaltecendo as características marcantes de seus habitantes”, relata.
Fábrica de Musicais – O edital visa contribuir para a profissionalização e fortalecimento do teatro musical, linguagem artística pouco explorada em Salvador. Une também música e dança, através de um intercâmbio entre profissionais com formação e expertise nas áreas de criação e produção de espetáculos teatrais musicais em nível nacional e local.
A intenção é de que esses conhecimentos cheguem até a capital baiana, além de atividades formativas realizadas no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro, durante dez meses, a fim de fortalecer a tradição de musicais em Salvador.
Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto