Câmara Municipal de SalvadorPolíticaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorTrânsito

Faixa Azul, projeto de Randerson Leal reduz em quase 60% os acidentes com motos

A Faixa Azul, proposta no Projeto de Lei 156/2024 de autoria do vereador Randerson Leal (Podemos), já mostra resultados concretos em Salvador. Após 30 dias da sua implantação na Avenida Mário Leal Ferreira, a Bonocô, os acidentes envolvendo motocicletas caíram quase 60%, segundo dados divulgados pela Transalvador.

A iniciativa, que virou a Lei Municipal 9.841/2025, criou um espaço exclusivo para circulação de motos entre as faixas 1 e 2 da via, promovendo mais disciplina no trânsito e protegendo a vida dos motociclistas.

Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador, foram registradas apenas 3 ocorrências com motos na Bonocô nos 30 dias após a implantação, contra 7 acidentes no mês anterior. Até o momento, em 2025, já foram confirmados 17 sinistros envolvendo motos na via, todos sem vítimas fatais.

Durante esse período, cerca de 40 mil motociclistas passaram pela Bonocô, o que reforça a importância da Faixa Azul como medida preventiva para salvar vidas e garantir mais segurança no tráfego.

“Esse projeto é fruto do nosso compromisso com a mobilidade urbana e a segurança no trânsito. Ver essa redução nos acidentes já no primeiro mês mostra que estamos no caminho certo. A Faixa Azul salva vidas e melhora a rotina de quem trabalha e se desloca sobre duas rodas em nossa cidade”, destacou Randerson.

Além de tornar o trânsito mais seguro, a Faixa Azul também contribui para a fluidez no tráfego, ajudando a melhorar a mobilidade urbana em uma das principais avenidas da capital.

Com os resultados positivos, a expectativa é de que a motofaixa seja expandida para outras grandes avenidas da cidade. Para acompanhar esse processo, o vereador Randerson Leal visitou, nesta quarta-feira (9), o superintendente da Transalvador, Diego Brito, para saber como está o andamento da implantação do projeto em outras vias da capital.

A ampliação conta com o aval da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que acompanhará os dados durante um ano.

“A mobilidade com segurança é um direito. Nosso mandato continuará trabalhando para que Salvador seja uma cidade mais humana, eficiente e com menos vidas perdidas no trânsito”, reforçou Randerson Leal.

Fonte / Foto: Ascom ver Randerson Leal – Podemos

Related posts

Agosto Lilás: Prefeitura de Salvador promove aulas gratuitas de bordados para mulheres

Fulvio Bahia

Aniversário de Salvador: Cidade da Música também passa a ter entrada gratuita às quartas-feiras

Fulvio Bahia

Salvador amplia vacina contra a dengue para público de 6 a 16 anos nesta terça (23)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais