A Faixa Azul, proposta no Projeto de Lei 156/2024 de autoria do vereador Randerson Leal (Podemos), já mostra resultados concretos em Salvador. Após 30 dias da sua implantação na Avenida Mário Leal Ferreira, a Bonocô, os acidentes envolvendo motocicletas caíram quase 60%, segundo dados divulgados pela Transalvador.
A iniciativa, que virou a Lei Municipal 9.841/2025, criou um espaço exclusivo para circulação de motos entre as faixas 1 e 2 da via, promovendo mais disciplina no trânsito e protegendo a vida dos motociclistas.
Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador, foram registradas apenas 3 ocorrências com motos na Bonocô nos 30 dias após a implantação, contra 7 acidentes no mês anterior. Até o momento, em 2025, já foram confirmados 17 sinistros envolvendo motos na via, todos sem vítimas fatais.
Durante esse período, cerca de 40 mil motociclistas passaram pela Bonocô, o que reforça a importância da Faixa Azul como medida preventiva para salvar vidas e garantir mais segurança no tráfego.
“Esse projeto é fruto do nosso compromisso com a mobilidade urbana e a segurança no trânsito. Ver essa redução nos acidentes já no primeiro mês mostra que estamos no caminho certo. A Faixa Azul salva vidas e melhora a rotina de quem trabalha e se desloca sobre duas rodas em nossa cidade”, destacou Randerson.
Além de tornar o trânsito mais seguro, a Faixa Azul também contribui para a fluidez no tráfego, ajudando a melhorar a mobilidade urbana em uma das principais avenidas da capital.
Com os resultados positivos, a expectativa é de que a motofaixa seja expandida para outras grandes avenidas da cidade. Para acompanhar esse processo, o vereador Randerson Leal visitou, nesta quarta-feira (9), o superintendente da Transalvador, Diego Brito, para saber como está o andamento da implantação do projeto em outras vias da capital.
A ampliação conta com o aval da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que acompanhará os dados durante um ano.
“A mobilidade com segurança é um direito. Nosso mandato continuará trabalhando para que Salvador seja uma cidade mais humana, eficiente e com menos vidas perdidas no trânsito”, reforçou Randerson Leal.
Fonte / Foto: Ascom ver Randerson Leal – Podemos