BahiaCulturaDesfile CívicoMúsicaSalvador

Fanfarras e balizas dão show de cores, movimentos e sonoridade no 2 de Julho

Remontando a passagem que o Exército Libertador fez pelas ruas da capital, após a vitória pela Independência da Bahia, as fanfarras também realizaram os seus desfiles pela Avenida Sete de Setembro, na tarde deste 2 de Julho, em direção ao Campo Grande. Durante o trajeto, o público pôde apreciar muita música, passos sincronizados, coreografias e muita beleza.  

Ao todo, 16 grupos se inscreveram junto à Fundação Gregório de Mattos (FGM) para participar do 2º Festival de Fanfarras e Balizas e concorrer a troféus nas categorias Melhor Fanfarra/Banda e Melhor Balizador. A premiação ocorrerá no dia 30 de julho.

A Banda Marcial Alexandrina Santos Pita (Masp) foi uma das 16 bandas, fanfarras e balizas que abrilhantaram o cortejo cívico. Representando a Escola Municipal Alexandrina Santos Pita, em Pirajá, a Masp levou 107 pessoas para as ruas do Centro esta tarde, a maioria adolescentes e jovens estudantes da instituição. O desfile começou na altura da Praça Castro Alves, seguiu em direção à Praça 2 de Julho (Campo Grande) e contou com uma parada de sete minutos em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

Trazendo um estandarte da Escola, duas bandeiras expressivas: do Brasil e da Bahia, e outras com as cores da agremiação, os integrantes da Masp se revezaram entre os instrumentos e a evolução de círculo e com as bandeiras – uma novidade este ano para a banda, que já desfila há 27 anos.

“Este ano, nós introduzimos a evolução na fanfarra e a renovação musical. A evolução são os movimentos que fazemos, em círculo e com as bandeiras, que caracterizam as bandas-shows. Nos preparamos o ano todo para o repertório novo, estamos lançando fardamento novo e a expectativa é de 100% para que dê tudo certo. É um momento muito bacana e de orgulho para todos nós”, contou Emerson Brito, de 40 anos, maestro da banda.

O coreógrafo Fernando Santos, 17 anos, revelou que os preparativos acontecem desde meados de fevereiro. “Ensaiamos de segunda a sábado e às vezes também aos domingos. Hoje estamos aqui para fazer essa apresentação bonita para todos. Este é o meu quinto ano, eu estou muito alegre e ao mesmo tempo nervoso”, declarou.

O tema de desfile da Masp este ano está sendo “O Show da Masp Brasil em Cores”, em referência ao novo fardamento de cores diversas que o grupo recebeu para desfilar.

Ao todo, oito escolas representam a rede municipal de ensino de Salvador no desfile das fanfarras do 2 de Julho. As Escolas Municipais Barbosa Romero, Manoel Henrique Barradas, Teodoro Sampaio e Helena Magalhães realizaram o cortejo pela manhã e as Escolas Municipais Alexandrina Santos Pita, Fazenda Coutos e da Palestina desfilaram à tarde.

Show de cores – O desfile das fanfarras e balizas costuma agradar muito a população, que participa dos festejos do 2 de Julho. O aposentado José Augusto Bacelar, 65, faz questão de acompanhar o desfile todos os anos com familiares e gosta muito dessa passagem. “É um momento muito bonito e agradável”, disse.

A técnica de enfermagem Dulcineia Pereira diz se lembrar da infância ao participar do cortejo. “Eu fui criada com os ensinamentos da cultura do nosso país e procuro dar continuidade a essa tradição, trazendo as minhas filhas para acompanhar a nossa história e cultura, que é algo importante para as nossas vidas”, pontuou. 

Fonte: ASCOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

“Um terço da energia eólica gerada pelo Brasil é produzida na Bahia”, destaca Jerônimo diante de executivos do setor energético

Fulvio Bahia

Programa Havaianas Praia + Limpa atinge recorde de recolhimento de resíduos em Ilhéus

Fulvio Bahia

Módulos de Saúde garantem assistência no Festival Virada Salvador 2024 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais