Business Strategy Manager da Close-Up International apresenta dados reveladores sobre o impacto da cannabis no mercado farmacêutico
Os produtos à base de cannabis, incluindo tanto o canabidiol (CBD) isolado quanto aqueles que contêm tetrahidrocanabinol (THC), alcançaram a marca histórica de 244 milhões de vendas em farmácias, de acordo com Natália Soares, Business Strategy Manager da Close-Up International, empresa especializada em dados da indústria farmacêutica, em entrevista ao Deusa gravada no dia 19 de julho de 2024.
Convidada do 19º episódio do Deusa Cast, podcast original do portal Sechat, Soares detalhou os números que demonstram o impacto dos produtos de cannabis no setor farmacêutico brasileiro.
Ela explicou que as farmácias possuem três grandes categorias de vendas: medicamentos prescritos, onde se insere o canabidiol; medicamentos isentos de prescrição; e produtos não medicamentosos, como pastas de dente e xampus.
Dentro dos medicamentos prescritos, o crescimento geral é de 13% ao ano, enquanto o canabidiol cresce 51%, quase cinco vezes mais. “A cannabis está sendo extremamente bem-sucedida dentro do contexto atual”, afirma Soares.
Ela comparou o desempenho com produtos consolidados como carbamazepina, usada no tratamento de epilepsia, que cresce 23%, e codeína, usada para dores, que cresce apenas 3%.
Crescimento consistente
Segundo Natália, ao analisar o crescimento acumulado dos últimos quatro anos, as vendas de produtos à base de cannabis nas farmácias aumentaram 126%, começando em cerca de 17 milhões em 2021 e atingindo 244 milhões em 2024.
Em termos de unidades vendidas, o crescimento acumulado sobe para 235%, um desempenho excepcional para o setor farmacêutico, como destaca o especialista da Close-Up International.