MunicípiosSaúde

Feira de Santana: 183 casos de dengue registrados entre janeiro e abril

Março foi o mês com maior número de casos confirmados.

Feira de Santana registrou 183 casos de dengue entre janeiro e abril deste ano. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o quantitativo representa 25% a mais que o ano passado quando foram registrados 146 casos entre janeiro e dezembro.

Do total registrado neste primeiro quadrimestre, 31 casos correspondem ao mês de janeiro, 53 a fevereiro, 71 a março e 28 a abril. Entre os bairros com maior índice de notificações para a doença estão o Campo Limpo (96), Humildes (95) e o conjunto Feira X (87).

Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Referência em Endemias, Síntia Sacramento, os números trazem preocupação porque o período é considerado ano epidêmico pelo Ministério da Saúde. Com isso, há possibilidade de aumento de casos em todo o país.

“Temos, em média, 270 agentes de endemias mobilizados em campo, visitando as casas, conferindo os locais de foco, aplicando o larvicida, distribuindo as capas para cobertura de caixas d’água e orientando os moradores. Foram entregues 1.680 repelentes para gestantes e mais 5 mil serão entregues nos próximos dias. Iniciamos uma série de capacitações tanto para os agentes como para médicos e enfermeiros a fim que eles possam identificar os casos e realizar manejo clínico adequado para cada situação”, ressaltou a coordenadora ao falar sobre as medidas tomadas para o enfrentamento da dengue.

Outro recurso utilizado é o aplicativo Fala Feira, indicado para denúncias de locais com foco do mosquito e reagendamento das visitas feitas pela equipe de endemias. Desse modo, o feirense que não estiver em casa no momento em que o agente passar no local, pode solicitar a visita por meio da ferramenta ou número 156 com funcionamento 24h.

Fonte / Imagem: SECOM PMFS

Related posts

Sábado da Vacina: Aplicação de doses contra gripe e dengue acontece em 30 postos neste sábado (11)

Fulvio Bahia

Sancionada lei que viabiliza pagamento do piso a enfermeiros da saúde pública

Fulvio Bahia

Carlos Muniz visita a Hemoba e estimula doação de sangue

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais