No cenário da saúde materno-infantil, o pré-natal se destaca como um período crucial para garantir a saúde tanto da gestante quanto do futuro bebê, e na última terça-feira (15), em especial, foi comemorado o Dia da Gestante.
No Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), essa dedicação ao cuidado desde os primeiros momentos da gestação e celebração deste importante dia têm sido traduzidas em números impactantes e histórias de sucesso. Até julho deste ano, foram atendidas 1.533 gestantes em situação de alto risco durante o pré-natal, reforçando o compromisso da instituição em oferecer assistência abrangente e especializada.
A enfermeira obstétrica, Vanessa Pereira, destaca a importância da relação entre paciente e o profissional durante o acompanhamento do pré-natal. Segundo ela, é uma “oportunidade única para construir uma conexão sólida com as gestantes, fornecendo informações essenciais, esclarecendo dúvidas e promovendo hábitos saudáveis. Essa relação não apenas fortalece a saúde física, mas também contribui para o bem-estar emocional das futuras mães, para que tenham uma experiência de parto mais positiva“.
Com uma média de 30.080 atendimentos na emergência até o mesmo período e 6.941 internações, os números refletem o empenho da equipe em tratar situações que receberam um acompanhamento mais intensivo, garantindo que cada gestante receba atenção individualizada necessária para uma gravidez saudável.
A diretora da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, que gerencia o Hospital da Mulher, Gilberte Lucas, ressalta a importância do pré-natal.
“Cada gestante que passa por nossas portas recebe não apenas cuidados médicos, mas também a certeza de que estamos aqui para apoiá-las durante essa fase. Nosso objetivo é fornecer não apenas assistência médica, mas também um ambiente acolhedor e empático, onde as gestantes podem se sentir confiantes e seguras”, detalha.
Fonte: SECOM PMFS
Foto: Victória Seixas