AlimentaçãoMunicípiosSaúde

Feira de Santana: Alimentação saudável é a principal aliada na prevenção da diabetes

Mais de 30.800 diabéticos são atendidos na rede municipal.

A Diabetes é uma doença que ocorre principalmente em pessoas com excesso de peso, comportamento sedentário e hábitos alimentares não saudáveis. Em Feira de Santana, mais de 30.800 diabéticos buscam medicação, insulina e recebem orientações nas unidades de saúde.

A alimentação saudável é um dos pilares para garantir melhor qualidade de vida destes pacientes. De acordo com Morgana Mascarenhas, nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o plano alimentar deve ser de maneira moderada e composto de alimentos naturais.

“O diabético pode consumir verduras, legumes, alimentos integrais e gorduras insaturadas, como azeite de oliva extra-virgem, que são consideradas gorduras de boa qualidade e anti-inflamatórias. Grãos, como chia e linhaça, devem ser acrescentados nas preparações para redução do índice glicêmico. Em relação às frutas, o paciente precisa evitar os sucos, pois aumentam a concentração de frutose”, explicou. 

Ainda de acordo com a nutricionista, o plano alimentar da pessoa com diabetes deve ser fracionado de 05 a 06 refeições para maior controle da glicemia, além de mudança de estilo de vida, incluindo a atividade física.

“Os alimentos que mais contribuem para descompensar o paciente diabético são os carboidratos. Desta forma, é importante selecionar os mesmos, dando ênfase aos que consideramos de baixo índice glicêmico, ou seja, aqueles que possuem menor capacidade de alterar a glicemia, liberando gradativamente a glicose para a corrente sanguínea. Também é importante reforçar sobre a importância de beber bastante água e praticar exercícios físicos”, destacou.

Ao ser diagnosticado com diabetes, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima onde será avaliado pela equipe multidisciplinar. Além das consultas, ele tem acesso a insulina, glicosímetro, fitas para aferição de glicemia e medicamentos orais.

Já os pacientes que tenham complicações agravadas pela diabetes podem ser tratados pelo Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh). No local são oferecidas consultas com endocrinologista, cardiologista, neurologista, nutricionista, assistente social, clínico geral e enfermeiro, atendimento de fisioterapia, curativos e farmácia. O órgão funciona na Rua Elpídio Nova, nº 272, bairro São João, das 7h às 17h, sem intervalo.

Fonte / Foto: SECOM PMFS

Related posts

Valor de produtos da Semana Santa tem variação de até 37%, aponta Preço da Hora Bahia

Fulvio Bahia

Município de Serrinha é acionado, após irregularidades no Portal Transparência

Fulvio Bahia

Juazeiro: Representantes da Prefeitura participam do Encontro Regional de Artesãs e Artesãos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais