Municípios

Feira de Santana: Assistência em rede é garantida pela Prefeitura a pessoas em situação de rua

Serviço de Abordagem realizou 842 atendimentos em janeiro.

A Prefeitura de Feira de Santana realizou, em janeiro, 842 abordagens a pessoas em situação de rua. No serviço de escuta é identificada a necessidade de cada um e, a partir daí, são feitos os encaminhamentos necessários. Nem sempre acatam. 

Os dados são da Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso). Vale salientar que a mesma pessoa pode ser abordada mais de uma vez por dia ou semana por equipes diferentes. Neste serviço atuam quatro duplas de assistentes e educadores sociais. 

A abordagem social é feita em locais estratégicos, de intenso movimento, identificando jovens, adultos, idosos e crianças que estejam em situação de rua, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos finais de semana e feriados das 17h às 22h – nestes dias pelo Plantão Social. 

“As equipes percorrem feiras-livres, praças, terminais de ônibus, região de grande concentração de estabelecimentos comerciais, entre outros. Atuam através de denúncias feitas ao Plantão Social [os contatos são pelo 156 ou (75) 99910 – 7134] e busca ativa todos os dias da semana, inclusive à noite”, destaca a assistente social da Sedeso e coordenadora da Média Complexidade, Danusa Rodrigues.

De acordo com a coordenadora, nas abordagens é oferecido o serviço social, atendimento de saúde, geralmente prestado pelo Consultório na Rua, e podem ser direcionados ao Centro POP ou Centro Temporário de Acolhimento (CTA), equipamentos mantidos pela Prefeitura de Feira de Santana, assim como para o Palácio Social, onde são acolhidos homens em situação de rua. 

Considerado como serviço de alta complexidade da assistência social, no CTA, instalado na Praça do Tropeiro, as mulheres, famílias e público LGBTQIA+ recebem refeições, têm acesso a dormitório e banheiros. Muitas delas passam o dia fora do equipamento e só retornam à noite. 

Também são oferecidos serviços de escuta qualificada, encaminhamentos para unidades de saúde e para emissão de documentos. São pessoas que estão de passagem pela cidade, outras perderam os laços familiares ou encontram- se desempregadas tendo a rua como local de moradia. 

“A assistência social ofertada pela Prefeitura a pessoas em situação de vulnerabilidade é um trabalho em conjunto com outros órgãos. Existe uma rede integrada de proteção e serviços que atua para promover o acolhimento, a promoção à saúde e o bem-estar de todos”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Borges Júnior.

Fonte: ASCOM PMFS
Foto: Valdenir Lima

Related posts

Em Vitória da Conquista, homem é detido pela PRF transportando 1kg de cocaína presa no próprio corpo

Fulvio Bahia

Ação conjunta da PM apreende rifle, pistolas e revólver em Poções

Fulvio Bahia

Feira de Santana: Convênio permite à SMT uso compartilhado de pátios e equipamentos do DETRAN

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais