Na última quinta-feira (31) foi celebrado o Dia Nacional do Nutricionista. Na rede municipal de saúde de Feira de Santana, o atendimento com este profissional é disponibilizado nas Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e à domicilio – nos casos de pacientes acamados.
É importante lembrar que uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes proporciona qualidade de vida e atua na prevenção de doenças como obesidade, anemia e diabetes. Por isso, o acompanhamento é feito de maneira personalizada, adequado para as necessidades de cada indivíduo.
Segundo a coordenadora do departamento de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Katia Simões, o setor conta com mais de 44 nutricionistas que atuam nos mais diversos setores, a exemplo das unidades da Atenção Básica, Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Centro de Atenção ao Diabético e Hipertenso (CADH) e Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Doença Falciforme.
“Quando o profissional atende um paciente, ele tem como objetivo promover, prevenir e recuperar a saúde daquela pessoa. Para isso, não consideramos apenas o alimento, mas os fatores que envolvem o comportamento, a relação afetiva com a comida, as necessidades do seu corpo, a acessibilidade financeira, o sabor e a variedade”, explica Kátia Simões.
Para receber o atendimento nutricional, o interessado deve procurar a unidade de saúde do bairro a qual é cadastrado, portando documento de identidade com foto e cartão SUS. No caso de pacientes acompanhados de forma regular, o encaminhamento pode ser feito pela própria equipe de do local.
Fonte: SECOM PMFS
Foto: Danielly Freitas