CapacitaçãoMunicípiosSaúde

Feira de Santana: CIEVS e Secretaria de Saúde promovem encontro para profissionais da rede de urgência e emergência

A implantação de um sistema para notificação imediata de doenças e agravos foi tema de encontro nesta segunda-feira (19) entre profissionais que atuam nos Núcleos de Vigilância Epidemiológica das policlínicas municipais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais de Feira de Santana.

O encontro promovido pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) em parceria com a Vigilância Epidemiológica ocorreu no auditório da SMS.

Segundo a enfermeira, Maricelia Lima, a iniciativa busca criar dinâmicas que otimizem o tempo entre o processo de coleta de dados e a adoção das medidas de controle nessas unidades.

“Vamos acompanhar e monitorar toda essa rede, implementar os instrumentos que a gente precisa a fim de conseguir uma integração entre um serviço e outro, melhorar a estrutura para facilitar o acesso às tecnologias e desenvolver uma comunicação mais eficaz”, relatou.

A coordenadora do CIEVS estadual, Talita Urpia, ressalta que a detecção precoce é necessária para atuar de forma efetiva contra as doenças e agravos.

“Nós trouxemos a importância do CIEVS para o estado e para Feira. Além disso, falamos sobre a atuação do eixo hospitalar como importante área de notificação. Por ser um ponto estratégico que percebe o adoecimento da população de forma mais rápida, eles podem trazer essas informações de maneira oportuna”, destacou.

Para a enfermeira da VIEP que atua na policlínica da Rua Nova, Flávia Moura, a sensibilização de toda a rede foi o principal ponto debatido.

“Na unidade fazemos uma busca de todos os prontuários, tanto manuais como eletrônicos, para investigação de agravos. Efetuamos a notificação, esse paciente é avaliado pelo médico, monitorado e as fichas são encaminhadas para a Secretaria de Saúde”, explicou.

Fonte: SECOM PMFS
Foto: Jorge Magalhães

Related posts

Voo direto entre Vitória da Conquista e Salvador será suspenso no mês de outubro

Fulvio Bahia

Gandu: Inscrições para ambulantes e barraqueiros no São João 2023 inicia dia 08 de maio

Fulvio Bahia

Festas de São João para pessoas com autismo precisam de adaptação, afirma especialista

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais