MunicípiosSaúde

Feira de Santana: Comitê articula ações para o enfrentamento da cólera

O Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará a investigação e rastreamento de animais que se alimentam e bebem a água da Lagoa do Geladinho.

O Comitê de Enfrentamento e Ações de Combate à Cólera realizou uma reunião de trabalho para articular as ações de rastreamento e controle da doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, que está ligada diretamente ao saneamento básico e à higiene.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) designou unidades de referência para o atendimento de casos de doenças diarreicas e suspeitos da cólera. São as sete policlínicas municipais, as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e mais seis Unidades de Saúde da Família (USFs) vinculadas ao programa Saúde na Hora. Esta última funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

Todos os profissionais da rede municipal de saúde serão capacitados para oferecer o atendimento adequado e todo o processo de triagem e investigação da Cólera.

O Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará a investigação e rastreamento de animais que se alimentam e bebem a água da Lagoa do Geladinho, situada no Parque Radialista Erivaldo Cerqueira. A estratégia tem o objetivo de evitar a transmissão de doenças zoonóticas causadas por vírus, bactérias, parasitas e fungos aos seres humanos.

Equipes da SMS, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e da Universidade Estadual de Feira de Santana, com auxílio de pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, vão intensificar as coletas de amostras em pontos estratégicos.

Na última quinta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) enviou novas amostras de água coletadas nas proximidades do rio Jacuípe e nos riachos da Lagoa do Geladinho e do Cipriano Barbosa, localizados no Feira IV, para serem analisadas e aguardam o resultado do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado – Lacen.

Fonte: ASCOM PMFS
Foto: Thiago Paixão

Related posts

Alagoinhas: Começa a Campanha “Trabalho Infantil Não é Brinquedo”

Fulvio Bahia

Dias d’Ávila: Prefeitura promove Dia D de vacinação contra Influenza e Covid-19 neste sábado (06)

Fulvio Bahia

Dom Basílio: Entregas do Estado fortalecem desenvolvimento urbano e agrícola do município

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais