O coordenador pedagógico é uma peça muito importante para articulação, formação e transformação no cotidiano escolar, mediando os processos entre professores, estudantes e pais. Acrya dos Santos Souza, 34 anos, está entre coordenadores que atuam em escolas municipais de Feira de Santana. No próximo domingo (6) será celebrado o Dia dos Profissionais da Educação
Potencializar projetos, agregar novidades ao cotidiano escolar, viabilizar atividades de acordo com as diretrizes pedagógicas e socioculturais da escola e mediar o currículo e professores estão entre as atribuições do coordenador pedagógico; além de intermediar as relações da comunidade escolar.
Acrya formou-se em 2010 na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e logo na sua primeira tentativa como concurseira, em 2013, entrou para o quadro de docentes efetivos da Rede Municipal. Ainda como estudante da graduação, tornou-se estagiária da Escola Municipal Eurides Franco de Lacerda, na Conceição, onde atualmente está como coordenadora pedagógica da unidade.
“Quando comecei o estágio eu jamais imaginei um dia assumir a coordenação desta escola. Hoje sou muito grata a Deus por me permitir servir à minha comunidade”, disse.
Mesmo atuando por 10 anos como professora em sala de aula, afirma que está aprendendo aprende diariamente com todo esse universo que a função exige e leva algumas lições para a vida.
“As habilidades desenvolvidas no cargo tem me auxiliado em toda a minha vida. Consegui desenvolver e adquirir ainda mais ao longo dos últimos anos habilidades como autocontrole, senso de coletividade, inovação, criatividade e capacidade de resolver problemas”, pontuou.
Para finalizar, a professora deixou uma mensagem e parabenizou todos que se dedicam e se esforçam na tentativa de mudar o mundo através da educação com uma citação do educador Paulo Freire. “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”, parafraseou.
Fonte: SECOM PMFS
Foto: Divulgação