CriançaEscolaMunicípios

Feira de Santana: Hora do sono é fundamental para o desenvolvimento das crianças de dois anos

Os pequenos são atendidos em tempo integral em 14 CMEIs da Educação Municipal.

Cuidar do desenvolvimento integral das crianças é uma prioridade nos 14 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Feira de Santana, onde os pequenos de dois anos desfrutam de atendimento em tempo integral. A rotina dessas crianças inclui momentos cruciais, como a soneca após o almoço, proporcionando um ambiente propício para aprendizado e crescimento.

Às 11h30, as cortinas se fecham, a iluminação suave se faz presente, e caminhas cuidadosamente arrumadas preparam-se para receber o Grupo 2 no Centro Municipal de Educação Infantil Profª Vanda Pinheiro Franco, situado no bairro Aviário. A música de ninar embala o ambiente, garantindo uma soneca tranquila. Essa prática é estendida por toda a rotina de 14 CMEIs, reconhecendo o valor do sono para o desenvolvimento dos pequenos. As unidades mantidas pela Prefeitura fazem parte da Rede Municipal de Educação. 

Na primeira infância, o período pedagógico transcende o ambiente de sala de aula. Na Educação Infantil, as crianças aprendem por meio de suas próprias experiências e da repetição. Por isso, o sono não é apenas um intervalo na programação; é uma ferramenta pedagógica planejada e integrada à rotina, desempenhando um papel fundamental nesse processo de aprendizado.

O dia inicia com uma calorosa acolhida, seguida pelo desjejum e uma variedade de atividades de aprendizagem. Banho, almoço, higiene bucal e um merecido repouso compõem o cronograma. No período vespertino, as atividades continuam, com lanche, brincadeiras e os preparativos para voltar para casa.

Edilene Silva Albano, coordenadora pedagógica da unidade, ressalta a importância desses momentos para crianças que estão se adaptando a um ambiente fora de casa. Cada detalhe é cuidadosamente planejado para garantir que as crianças se sintam acolhidas e pertencentes ao ambiente escolar.

“O sono não só auxilia na recuperação física, mas também contribui para o desenvolvimento cognitivo. É durante esse período que as crianças processam as experiências da manhã e constroem memórias duradouras”, destaca Edilene.

Os benefícios são inúmeros, abrangendo o desenvolvimento motor, cognitivo, a socialização entre pares e a autonomia. É nesse intervalo que os alunos consolidam e absorvem todas as vivências. No entanto, para que essa abordagem seja efetiva, é essencial que as escolas possuam a estrutura física adequada para apoiar as crianças.

As salas de aula são equipadas com todos os recursos necessários, incluindo SmartTVs, livros, jogos, brinquedos, mobília adequada, banheiros e caminhas empilháveis. Em 2023, foram distribuídas 400 caminhas em poliéster, evidenciando o compromisso com o conforto e bem-estar das crianças.

A professora Leila Judith Silva Amorim, do Grupo 2, otimiza todos esses recursos para criar um ambiente propício ao descanso. Ela escolhe uma música suave, prepara as caminhas com a ajuda das auxiliares e recebe as crianças após o almoço para uma soneca que, em média, dura entre uma e duas horas.

Fonte: SECOM PMFS
Foto: Sara Silva

Related posts

Juazeiro: Prefeitura inicia atualização de cadastro dos servidores públicos

Fulvio Bahia

Juazeiro: Vigilância Sanitária alerta sobre suspensão da comercialização de produtos da Natville determinada pela Anvisa

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador lança projeto Saúde nos Bairros para levar exames e consultas a localidades onde há demanda reprimida

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais