Ação SocialMunicípiosSaúde

Feira de Santana: Mais de 57 mil idosos utilizam a rede municipal de saúde

Município busca oferecer condições dignas de saúde que proporcionem um envelhecimento seguro.

À medida que a população envelhece de forma rápida e intensa, promover bem-estar e saúde de maneira integral torna-se um desafio. No país, Feira de Santana é uma das cidades pioneiras na oferta de atendimento multidimensional à saúde da pessoa idosa na rede de atenção primária. Segundo a enfermeira referência técnica desse grupo, Eduayny Macêdo, mais de 57 mil idosos utilizam algum tipo de serviço de saúde pela rede do município.

“Dispomos de assistência médica, de enfermagem, avaliação multidisciplinar que envolve aspectos psicossocial e funcional, curativos, vacinas, atualização da caderneta do idoso e quando há necessidade, também realizamos atendimento domiciliar”, ressaltou.

Na avaliação da aposentada, Desuíta Cerqueira, o acolhimento das equipes de saúde é o fator que mais se destaca. “Sempre vou muito à unidade das Baraúnas, inclusive tenho médico marcado para hoje. O atendimento é bom, não tenho dificuldade alguma. Comecei a fazer tratamento com angiologista na Policlínica do Parque Ipê e sempre sou bem recebida pelos profissionais”, frisou.

De acordo com a coordenadora da atenção primária, Ana Carla Barbosa, a população acima dos 60 anos tem como característica um predomínio de doenças crônicas, a exemplo da diabetes e hipertensão. Desse modo, o objetivo da rede de saúde é voltado para oferecer condições dignas que proporcionem um envelhecimento seguro. Somente neste ano, 1.162 consultas para o médico geriatra foram agendadas pela Central Municipal de Regulação.

“Toda a saúde trabalha de forma interligada, mas a atenção básica geralmente é a porta de entrada do paciente. Nessas unidades, mais conhecidas como postos de saúde, o idoso é acompanhado por uma equipe e quando precisa de um suporte especializado, como geriatra, angiologista ou reumatologista, nós encaminhamos esse paciente pela Central de Regulação para que ele seja atendido em uma das policlínicas municipais que disponibilizam o serviço”, explicou.

Fonte: SECOM PMFS
Foto: Danielly Freitas

Related posts

Outubro Rosa | Campanha Ligadas por Fios arrecada mechas de cabelo, bonés e turbantes para pacientes com câncer de mama 

Fulvio Bahia

Carnaval 2024: Campanha de Combate à Exploração Sexual do MP é divulgada nos circuitos da folia

Fulvio Bahia

UPB: Em Brasília, Quinho busca solução para crise financeira dos municípios com a previdência

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais