Órgão registra uma média diária de 450 procedimentos.
Para qualificar e garantir maior precisão diagnóstica na assistência ao público do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Laurine (CMDI), a Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) vem promovendo avanços significativos na agilidade do diagnóstico e entrega de resultados dos exames realizados na unidade de saúde. Com um compromisso voltado ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), os pacientes já saem da unidade com os resultados de ultrassonografias em mãos.
O CMDI, reconhecido por sua excelência em diagnóstico por imagem, registrou, somente de janeiro a junho deste ano, um total de 45.819 exames realizados, o equivalente a uma média diária de 450 procedimentos. Entre os exames mais demandados, destacam-se as ultrassonografias, que alcançaram a marca de 30 mil exames realizados no primeiro semestre pelo público atendido pelo SUS. No mesmo período, foram realizados 7.962 raios-X, 3.545 mamografias, 4.163 eletrocardiogramas, 533 densitometrias e 438 punções de mamas.
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, ressaltou a importância da troca do mamógrafo analógico para o digital, que possibilitou uma entrega mais célere dos exames, contribuindo para o aumento no número de procedimentos realizados no centro.
“Estamos oferecendo o que há de melhor em tecnologia para os nossos pacientes, com o aparelho de ultrassom digital, que possibilita a entrega de exames na hora e outros em até 10 dias, oferecendo mais elementos para se chegar a um diagnóstico mais preciso”, enfatizou Gilberte Lucas.
A agilidade na entrega dos exames tem beneficiado pacientes como dona Sônia Maria, de 56 anos, moradora do bairro Queimadinha. Ela passou por exames de ultrassom quando esteve em observação na Policlínica do Parque Ipê, devido a uma hemorragia. Sônia ressalta a relevância dos exames para que os médicos pudessem adotar a conduta mais adequada para seu total restabelecimento.
Para Madalena Sobral, coordenadora do CMDI, a brevidade na entrega dos exames tem proporcionado uma maior rapidez no diagnóstico e tratamento das doenças.
“É muito importante para o paciente a eficiência do nosso atendimento, pois com o resultado dos exames mais rápido, facilita o retorno da consulta médica no prazo previsto, evitando assim um novo agendamento de consulta e agilizando o atendimento em casos de cirurgia”, explica.
SÉRIE HISTÓRICA
Ao longo dos últimos 10 anos, de acordo com a série histórica da Fundação Hospitalar, já foram realizados 795.299 mil exames no CMDI. Somente no ano passado, foram executados 66.309 procedimentos. Outro dado relevante é que mais de 6 mil exames por mês são agendados pela Central de Regulação, e para o mês de agosto, já estão previstos mais de 10 mil agendamentos.
Fonte / Foto: SECOM PMFS