AgriculturaBahiaTecnologia

Ferramenta para pequenos agricultores usa sensoriamento para mapear plantação

Uma pesquisa realizada pela startup baiana IoT+ desenvolve ferramenta para pequenos agricultores utilizando tecnologia de baixo custo. O dispositivo, criado pelo engenheiro eletricista Adalício Neto, CEO da empresa, juntamente com sua equipe, é capaz de fornecer resultados de monitoramento do solo, como medição do índice pluviométrico, aferimento da temperatura e umidade em tempo real.

Segundo Neto, eles colhem as especificações características daquele solo e transformam em dados, através da digitalização das informações em uma rede IoT (rede coletiva de dispositivos conectados a uma tecnologia). Após essa etapa, é possível fazer o trabalho de monitoramento e melhoramento das plantações, criando um histórico para análise e aplicação de melhorias no local.

“É a partir disso que a gente consegue melhorar o cultivo, conhecendo melhor o seu solo e sua plantação”, destaca o CEO. “Imagina que o solo esteja retendo pouca umidade, você realiza a irrigação, mas, através dos dados, percebe que aquela umidade não está aguentando muito tempo. Antes de partir para o próximo estágio, a adubagem, com base nas informações coletadas, é possível ver se é mais viável melhorar o aspecto daquele terreno, compactando o solo ou fazendo um plantio para poder cultivar raiz e mudar aquela característica”, complementa.

O dispositivo também é capaz de cruzar as informações e disponibilizar as comparações das safras anteriores, verificando se houve algum problema e quais eram as características naquele período, de forma a rastrear quais resultados foram positivos ou negativos. Atualmente, o grupo formado por Deivid Alcântara, Viviane Ferreira, Yasmin Santos, Samuel Almeida, Alan Cabussu, André Luiz e Adalício Netto, conta com diversos parceiros que foram aliados durante a pesquisa, como o AMB9, que, atualmente, tem apoiado a empresa na organização para avançar dentro do segmento e começar a atender em larga escala.

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail ascom@secti.ba.gov.br.

Fonte: Ascom/Secti
Foto: Divulgação

Related posts

Bruno Reis anuncia programa que reduz litígios e estimula ambiente de negócios em Salvador

Fulvio Bahia

Museus do Pelourinho celebram Bicentenário da Independência

Fulvio Bahia

Em parceria com Comitê Olímpico, TVE exibe Jogos da Juventude

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais