BahiaEducação AmbientalMeio AmbientePreservação AmbientalSalvadorSustentabilidade

Festa de Iemanjá terá coleta seletiva solidária

Iemanjá Sustentável é realizada pelos catadores (as) de materiais recicláveis

A Festa de Iemanjá 2024 contará com ação inédita da coleta seletiva solidária promovida pelos catadores (as) de materiais recicláveis cooperativados da capital baiana. O projeto socioambiental denominado de Iemanjá Sustentável ocorrerá pela primeira vez durante o evento. O projeto tem como objetivo promover a coleta seletiva solidária, destinando os resíduos sólidos para reciclagem, além de gerar trabalho e renda para os catadores (as) de materiais recicláveis, durante o evento.

A primeira edição do Projeto Iemanjá Sustentável, envolverá cerca de 35 catadores (as) de materiais recicláveis cooperativados (as) e 50 catadores (as) autônomos (as). A iniciativa visa garantir a preservação do meio ambiente, sensibilizar os participantes da festa quanto a importância da coleta seletiva solidária e a destinação adequada dos resíduos sólidos, gerados durante esse grande evento. Além de oportunizar melhores condições de trabalho e renda para os catadores (as) de materiais recicláveis autônomos e cooperativados envolvidos no projeto.

Uma central de apoio ao Catador (a) de materiais recicláveis será montada no Rio Vermelho, localizada na rua Conselheiro Pedro Luiz entre a academia Selfit e o posto de gasolina. Nesta central os catadores (as) autônomos (as), poderão comercializar os materiais coletados. E obter além do valor de venda de cada material, uma bonificação de R$ 30,00 a cada 10Kg de Plástico e Pet.

  A expectativa é destinar para reciclagem cerca de 2,5 toneladas de materiais recicláveis entre alumínio, plástico e garrafas de Pet. Para isso, serão desenvolvidas ações de educação ambiental para sensibilizar o público a destinar corretamente os resíduos sólidos gerados.

Para Vanise Reis, integrante da cooperativa Coocreja, esse projeto é importante principalmente porque traz o reconhecimento do nosso trabalho, através da inclusão socioeconômica, algo que buscamos sempre nos grandes eventos da cidade de Salvador. “Nós, catadores e catadoras de materiais recicláveis, exercemos um trabalho importantíssimo para o meio ambiente quando fazemos o gerenciamento dos resíduos sólidos, estamos diminuindo os impactos ambientais”, relata Reis.

Para Ana Carine Nascimento, Coordenadora Executiva do CAMA,  é emblemático uma ação de sustentabilidade nos festejos da Rainha do Mar, uma vez que, os resíduos sólidos, em especial  o plástico, é um dos “vilões” dos mares e oceanos. Este resíduo leva 400 anos para se decompor, afeta  a fauna marinha, contamina as cadeias alimentares e por consequência impacta na saúde dos seres humanos.

O projeto Iemanjá Sustentável é uma iniciativa de 12 associações e cooperativas de Salvador: Coocreja, Cooperguary, Cooperbari, Canore, Camapet, Cooperes, Crun, Coopebrava, Caec, Cooperlix, Canarecicla, Coleta Cidadã, junto com a ONG CAMA, que integram o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia. E conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), AMBEV, Prefeitura Municipal de Salvador, MPT-BA, MP-BA e DPU.

Fonte: ASCOM CAMA
Imagem: Divulgação

Related posts

Polícia interrompe esquema de entrega de drogas em Esplanada

Fulvio Bahia

Dois arrastões levam alegria às ruas no São João do Centro Histórico de Salvador

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador alerta MEIs sobre mudança na emissão de notas fiscais

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais