BahiaReligiãoReligiosidadeTurismo

Festa de Santa Bárbara demonstra força do sincretismo religioso no turismo baiano

Com alvorada de fogos de artifício, salva de clarins e missa campal em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário Pretos, nesta quarta-feira (4), no Largo do Pelourinho, em Salvador, as celebrações pelo Dia de Santa Bárbara abriram o calendário de festas populares da Bahia. Uma multidão de baianos e turistas tingiu de vermelho o espaço para reverenciar a padroeira do Corpo de Bombeiros e dos mercados, que no candomblé corresponde à orixá Iansã, deusa dos ventos e das tempestades. Após a missa, os fiéis seguiram em procissão pelo Centro Histórico.

“A homenagem a Santa Bárbara é sempre um momento especial de encontro, de fé, de resistência, de respeito e valorização da vida. Ela nos ajuda a entender o quanto a vida é importante e deve ser doada com amor”, ressaltou o padre Lázaro Muniz, que celebrou a missa.

As festividades tiveram o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com programação durante todo o dia, incluindo o tradicional caruru e apresentações musicais, em praças do Pelourinho.

“A festa é muito importante para o turismo, porque pessoas do Brasil e do exterior visitam a Bahia para participar dessa celebração. Impressionante como, em plena quarta-feira, o Centro Histórico esteja lotado, mostrando a força do sincretismo religioso baiano”, completou o assessor especial da Setur-BA, Valdenor Cardoso.

A atriz Regina Casé, que possui ligações com a Bahia, esteve presente nas homenagens à Santa Bárbara. “Eu venho a todas as manifestações religiosas e culturais da Bahia, para agradecer tudo o que eu já recebi desse lugar e dos baianos”, relatou.

“O mais interessante é a mistura do catolicismo com a religião de origem africana, que só a Bahia tem. Não dá para perder uma celebração como essa. Espero poder voltar todos os anos”, comentou a turista Júlia Santos, de São Paulo.

Fonte / Foto: Ascom/Setur-BA

Related posts

Bahia terá investimento de mais R$ 300 milhões para ampliação da rede estadual de saúde

Fulvio Bahia

Ufba pesquisa uso da inteligência artificial pela imprensa

Fulvio Bahia

Durante agenda em Londres, Débora Regis diz que pretende levar para Lauro de Freitas o que há de mais moderno e eficiente em gestão pública

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais