CulturaInclusão SocialLazerPessoas com DeficiênciaSaúdeSaúde Mental

Festas de São João para pessoas com autismo precisam de adaptação, afirma especialista

Com a chegada do São João, muitos itens estão na lista de preparativos: música, fogos, alimentos e roupas. Porém, quando na família há uma pessoa diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), é necessário atenção aos detalhes e adaptação, visto que o som das músicas, fogos e conversas, a quantidade de pessoas nas festas e os cheiros de fogos e fumaça podem ampliar a sensibilidade nesses momentos.

De acordo com Manoela Guimarães, psicóloga e co-fundadora do Gira Mundo, espaço lúdico terapêutico, é necessário que os ambientes das festas juninas passem por adaptação quando há pessoas com TEA. “Se formos analisar, não há um aviso prévio de que os fogos serão tocados para que a pessoa utilize um fone anti-ruido. E por conta dessa falta de inclusão, muitos pais optam por não levar seus filhos para evitar que eles fiquem desconfortáveis e não se desregulam diante de tantos estímulos”, explica.

Manoela também explica que, se os familiares passarem por um processo de conversa e orientação com seus filhos, é possível que os estimule a participar mais dos eventos, sem gerar desconforto. “Nossa expectativa é que outros espaços e inclusive outros ambientes sociais, praças, festas, shows, possam ser também adaptados para crianças, para adultos, para pessoas autistas, para que elas não precisem de fato ‘se esconder’ dessas festas com o intuito de proteção”, conta a psicóloga.

Festa inclusiva

Desde sua fundação, em 2020, o Gira Mundo realiza uma festa junina visando a inclusão para pessoas com TEA. Desse modo, a festa conta com música, quadrilha em um ritmo e som confortável para os pacientes. Previamente, a equipe faz aula de música com ensaio da quadrilha, aula de educação física com as músicas, explicando a forma como será feita a quadrilha também, para que a criança crie uma conexão. Os familiares dos pacientes são convidados para interagirem com as crianças. “O São João é uma festa cultural e que merece ser comemorada e que as crianças autistas podem e devem sim participar dessa comemoração”, conta a fundadora do Espaço Gira Mundo.

“E como é que a gente pode falar de inclusão social, se a gente não consegue pensar numa forma dessa criança com TEA fazer parte dessas atividades também? O que fazemos é isso, promovemos uma adaptação para que seja confortável para a criança participar deste momento e ao mesmo tempo que ela se adapta, que ela vai entendendo e conhecendo do ambiente, o ambiente também se adapta, para que não se torne aversivo para essa criança”, conclui.

A festa de São João do Gira Mundo tem como tema “Esse anarriê é da gente para a gente” e será realizada no dia 19 de junho, quarta-feira, às 16h no Gira Mundo Kids, na rua Aloísio Alcântara, nº 121, no Parque Jockey Club, em Lauro de Freitas. A entrada é gratuita, mediante contato através do WhatsApp (71) 9 9959-5604.

Sobre o Gira Mundo

O Gira Mundo é um espaço lúdico terapêutico, dedicado ao desenvolvimento integral do indivíduo neurodivergente, oferecendo atenção e cuidados específicos desde a intervenção precoce até a capacitação para inserção no mercado de trabalho. O Gira Mundo conta com duas sedes, com infraestrutura completa para oferecer um serviço de excelência, conforto e o mais próximo possível do ambiente natural dos pacientes. Além de terapias intensivas, o espaço promove serviços de psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, musicalização, nutrição, terapia assistida por animais e cursos profissionalizantes.

Fonte / Foto: Assessoria Gira Mundo

Related posts

Audiência pública na Assembleia Legislativa discute política de habitação em Salvador nesta segunda (13)

Fulvio Bahia

Governo da Bahia lança Agenda de Igualdade Racial com presença da ministra Anielle Franco

Fulvio Bahia

SJDH anuncia mais de R$23 milhões em ações de acesso à justiça e direitos humanos para 2024

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais