Cultura

Festival celebra os Saveiros do Recôncavo

De 24 a 26 de novembro a cidade de São Félix, no Recôncavo baiano, realiza o Festival de Saveiros do Recôncavo – Festa Náutica 2023, um grande encontro dos saveiros da Bahia, que tem o propósito de resgatar a memória e preservar este tipo de embarcação, valorizando a sua salvaguarda como patrimônio do nosso estado, e fomentar o turismo náutico baiano.

Durante os três dias de festa, que tem como clímax o “Bordejo dos Saveiros pelas Águas do Paraguaçu”, será realizada uma rica programação cultural, educativa e de cunho social, com limpeza das margens do Rio Paraguaçu, plantio de árvores, palestra, Feira de Artesanato, Economia Criativa e Agricultura Familiar, encontros de esportes náuticos, exposição de carros antigos e shows musicais.

O Festival de Saveiros do Recôncavo é uma realização da Q’Legal Produções, Um Som & Imagens e Wandick Vieira. Tem o patrocínio da SETUR – Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, SDR – Secretária de Desenvolvimento Rural e CAR – Companhia de Desenvolvimento de Ação Regional e da Prefeitura de São Félix.

Para o professor e pesquisador Fábio Batista, especialista História Social e Práticas Culturais, os saveiros representam o período de apogeu da economia do Recôncavo Baiano e da Baía de Todos os Santos. “Em decorrência da própria dinâmica econômica da região a embarcação foi perdendo espaço na paisagem. Por isso o Festival de Saveiros tem um papel muito relevante, primeiro porque resgata a memória da cultura dos saveiros e também traz para centralidade do evento os Mestres Saveiristas, reconhecendo o ofício, os seus saberes e protagonismo na história da Bahia. Em suma, a realização do festival abre a possibilidade de articular no presente a cultura dos saveiros com a dinâmica do turismo náutico, cultural e histórico da Baía de Todos os Santos”, finaliza.

Programação – No dia 24 de novembro, sexta-feira, o Festival de Saveiros do Recôncavo – Festa Náutica 2023 será aberto às oito da manhã com o trabalho de limpeza nas margens do Rio Paraguaçu. Neste dia haverá também a palestra do pesquisador e professor Fabio Batista, na Câmara de Vereadores de São Félix, sobre o tema ”A Importância dos Saveiros para a Economia do Recôncavo, em Especial a Cidade de São Félix”. Haverá também Feira de Artesanato, Economia Criativa e Agricultura Familiar, a chegada dos saveiros  no Cais de São Félix pelo Rio Paraguaçu e o show de Tiago Manga, que convida Raimundo Sodré.

No dia 25 de novembro, sábado, as águas do Rio Paraguaçu serão movimentadas por encontros de esportes náuticos com jet-ski, canoagem, hobie-cat e lanchas e será aberta a exposição de carros antigos CCAR. Também haverá o plantio de arvores na área verde do Cais do Porto, feito por voluntários, além de uma noite de shows com três artistas da região.

Bordejo – No dia 26 de novembro, a partir das 15h, na cidade de São Félix, será dada a largada para o “Bordejo pelas Águas do Paraguaçu” que vai circundar a Pedra da Baleia e retornar para o cais de São Félix. Esse bordejo se transformou no grande desfile dos saveiros do recôncavo, passando a enaltecer os mestres Saveristas e sua tripulação ainda em atividade.

Confira a programação completa:

Dia 24 de novembro – Sexta-feira
08:00  Limpeza das margens do Rio Paraguaçu
09:00  Palestra ”A Importância dos Saveiros para a Economia do Recôncavo, em Especial a Cidade de São Félix”, na Câmara de Vereadores, com o professor e pesquisador Fábio Batista
16:00  Abertura da Feira de Artesanato, Economia Criativa e Agricultura Familiar 16:30  Chegada dos Saveiros no Cais de São Félix
20:00  show de Fabricio Muniz
22:00  show de Tiago Manga, que convida Raimundo Sodré

Dia 25 de novembro – Sábado
09:00  Feira de Artesanato, Economia Criativa e Agricultura Familiar
10:00  Exposição de Carros antigos
13:00  Encontro recreativos com caiaques, hobie cat, Jet Ski etc..
15:00  Plantio de mudas de Pau Brasil na área verde do Cais de Sçao Félix
20:00  show de Magno Mendes
22:00  show de Natan Gomes
00:00  show da banda A Dona da Situação

Dia 26 de novembro – Domingo
09:00  Feira de Artesanato, Economia Criativa e Agricultura Familiar
10:00  Exposição de Carros antigos
13:00  show do grupo Afrodescendente
14:00  show de Helena Lídia
15:00  Bordejo dos Saveiros
16:00 Samba de Roda Filhos de Nagô
18:00 show de Isaque Gomes
20:00 show de Juninho Cachoeira

Fonte: Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro
Foto: Sergio Isensee

Related posts

FLICA 2023: Espaço Fliquinha conta com programação especial para crianças na Feira Literária

Fulvio Bahia

Semob prepara esquema especial de transporte para Festival Virada Salvador  

Fulvio Bahia

Espetáculo “Quando eu fecho os olhos” está em cartaz no Teatro Sesi do Rio Vermelho

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais