ArteBrasilCinemaCulturaFestival

Festival comKids abre inscrições para conteúdos interativos em sua 15ª edição

Evento gratuito híbrido acontece em agosto e setembro e conta com competição de obras digitais, mostra de filmes, e atividades formativas

A 15ª edição do Festival comKids tem neste ano uma competição que busca pelo conteúdo digital interativo que contribui com a formação cultural e educacional das infâncias e juventudes contemporâneas. O evento híbrido e gratuito, que acontece na cidade de São Paulo e conta com a transmissão de atividades na internet, tem foco na recente produção audiovisual, digital e interativa infantojuvenil, produzida e criada na Ibero-América.

Neste ano, o comKids conta com três ações: a Competição de obras digitais e interativas infantojuvenis, nas categorias  App, Game, Livro Digital, Lúdico Digital, Projeto 360º e Podcast, a Mostra audiovisual com produções para o público infantojuvenil, e as Atividades formativas, com painéis e workshops que colocam em pauta os debates da atualidade na área, a formação profissional e o fomento do setor da produção cultural audiovisual, digital e interativa para crianças. A novidade nesta edição é a criação de uma nova categoria, a Lúdico Digital, que inclui projetos ou experiências digitais que envolvem gamificação, ludificação, engajamento saudável e outras originalidades.      

O evento, que conta com ações de acessibilidade, reúne profissionais e interessados nos setores de comunicação, tecnologia, entretenimento e infância de maneira geral, além de crianças, educadores e famílias.

Criado há 15 anos pelo Midiativa e pela Singular, o “selo” comKids-Comunicação e Infância, tem como objetivo principal o compromisso com a responsabilidade social e desenvolvimento cultural por meio de ações de promoção e reconhecimento de conteúdos audiovisuais, digitais e interativos para o público infantojuvenil.

A competição de conteúdos interativos do Festival comKids acontece a cada dois anos, desde 2018. Em 2022, foram 72 inscritos, com destaque para os conteúdos de multiplataforma, com 23 produções, e os livros digitais, com 18 títulos. Oito países ibero-americanos tiveram suas obras exibidas, com a maioria brasileira (44), e Colômbia e Argentina com volume a ser destacado (10 e 9 respectivamente). Os principais vencedores foram:

Categoria Apps

– Inventar | Canal Pakapaka, Argentina

Categoria Games

– Laidaxai y el árbol negro | Daniela Fernandez, Argentina

Categoria Multiplataforma

– Animalxs |  Eureka / Canal Capital, Colômbia

Categoria Livros Digitais

– La máquina de mirar estrellas | Fund. Cultural Entrelíneas, Chile

Categoria Podcast

– A Menina e o Tempo | Tímpano, Brasil

A expectativa é que este ano o número de inscritos aumente, já que a produção digital tem ritmo produtivo acelerado em todo o mundo, e o Brasil vem contando com incentivos que refletem na criação de conteúdo de alta qualidade tecnológica. As inscrições podem ser feitas neste link Inscreva-se aqui. Realizado desde 2009 no Brasil, o Festival comKids é dedicado à premiação, valorização, promoção e difusão de conteúdos audiovisuais e digitais para crianças e adolescentes. O Festival trabalha para que estes públicos tenham acesso a filmes e programas de qualidade e trata de ampliar a consciência de produtores, criadores e interessados em geral a respeito da importância do audiovisual para a formação de uma geração altamente consumidora de conteúdos presentes nas mais diversas telas. 

Fonte: ASCOM comKids

Related posts

Consciência Negra: coletivo destaca trajetórias de servidoras pretas

Fulvio Bahia

Caio Souza conquista bronze em Copa do Mundo de ginástica artística

Fulvio Bahia

Receita Federal anula isenção fiscal que Bolsonaro deu a igrejas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais